O que vem do empate



Se o jogo de quinta-feira teve uma atuação muito abaixo do esperado por parte do Grêmio, neste domingo foi tudo dentro do previsto. Com um time misto, a equipe foi a Passo Fundo enfrentar o líder do Grupo A da Taça Farroupilha e fez um jogo equilibrado, trazendo um frustrante empate de 1 a 1, já que saiu à frente no placar.

Houve algumas boas notícias, apesar disso. A primeira vem do meio-campo: Marco Antônio teve um primeiro tempo de boa intensidade, participação e acertos ofensivos. Como de hábito, caiu no segundo. Mas fica claro que, desde o início, ele é uma opção melhor do que um trio de atacantes para enfrentar o Fluminense. Depois, no segundo tempo, havendo necessidade, coloca-se outro avante. Ao seu lado, Guilherme Biteco também teve bons momentos. Fábio Aurélio, que finalmente fez sua estreia, entrou no meio. Se estivesse em ritmo de jogo e inscrito, seria a melhor alternativa para entrar no lugar de Elano, sem mexer na estrutura do time.

Outra foi a dupla de ataque. Vargas e Kleber funcionaram bem juntos, o que prova não só que podem atuar juntos, mas que o Gladiador é um ótimo reserva tanto para o chileno quanto para Barcos. Na mais bela jogada de Vargas no jogo, ele arrancou e deixou Kleber na cara do gol, mas ele perdeu. Foi o gol que custou a vitória ao Grêmio, mas o camisa 30 sofreu o pênalti e criou incômodo para a defesa adversária frequentemente. Ainda assim, não deve ser titular, pois não há quem deixe o time para sua entrada.

Os problemas ficaram novamente com a defesa. Werley, que acertou a defesa ao entrar no time em 2012, foi novamente inseguro. Bressan, seu companheiro, não foi melhor. Teve erros comprometedores que só não causaram derrota pela falta de qualidade do Passo Fundo na hora de definir. Exceto por Diego Miranda, autor de um golaço espetacular em um vacilo da marcação gremista na cabeça de área. Nem Matheus Biteco, nem Adriano, acompanharam o meia.

O empate não é ruim em termos de tabela para nenhum dos lados. O Grêmio ainda não consegue a classificação antecipada, mas está muito próximo dela. Sábado que vem, contra o Cerâmica, o teste será definitivo. Nos próximos seis dias, Luxemburgo terá de definir se jogará com dois ou três atacantes no dia 10. Porque absolutamente tudo que é feito no Grêmio neste primeiro semestre visa ao tricampeonato da América, e o confronto com o Tricolor Carioca é o mais decisivo de toda a caminhada até agora.

Em tempo:
- Primeiro empate do Grêmio em 2013, prova da irregularidade que ainda acomete o time. Em 20 jogos, já foram nove derrotas. O Inter só perdeu uma vez - embora só jogue Gauchão e normalmente com titulares.

Campeonato Gaúcho - Taça Farroupilha - Grupo A - 4ª rodada
31/março/2013
PASSO FUNDO 1 x GRÊMIO 1
Local: Vermelhão da Serra, Passo Fundo (RS)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Vargas (pênalti) 41 do 1º; Diego Miranda 25 do 2º
Cartão amarelo: Mário, Júlio Santos, Xaro, Werley, Vargas, Kleber e Tony
PASSO FUNDO: Bruno Grassi (5,5), Jeferson (5), Mário (4,5), Júlio Santos (6) e Xaro (6); Garroni (6), Janderson (6), Chiquinho (6) e Diego Miranda (7) (Marcelão, 44 do 2º - sem nota); Branquinho (6) (Guto, 14 do 2º - 4,5) e João Paulo (4,5) (Léo Mineiro, 14 do 2º - 5,5). Técnico: Beto Campos (5,5)
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Tony (5), Werley (5), Bressan (4,5) e André Santos (5,5); Adriano (5,5), Souza (5,5) (Matheus Biteco, 21 do 2º - 5), Marco Antônio (6) e Guilherme Biteco (6) (Fábio Aurélio, 20 do 2º - 5); Vargas (6,5) e Kleber (6) (Welliton, 24 do 2º - 4,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (5,5)

Comentários