Números, para que servem?



Está lá, nos livros de história: o Vasco tem 49 vitórias a mais que o Botafogo no confronto direto entre os dois. Nenhum grande clássico brasileiro é tão desparelho. Mas de que adianta a supremacia vascaína na quantidade se, na qualidade, é o Fogão que prevalece? Em oito finais disputadas entre ambos até hoje, nada menos que sete foram vencidas pelo time da estrela solitária.

Hoje, ocorreu mais um capítulo de triunfo alvinegro. O gol que deu a Taça Guanabara à equipe de Oswaldo de Oliveira começou com a extrema inteligência do craque Seedorf, que deu um surpreendente toque de calcanhar que desnorteou a defesa vascaína, permitiu o cruzamento aparado por Bolívar e o espaço para a chegada de Lucas, que fez o gol do título. Um título de turno, o que é pouco, mas talvez mais do que os botafoguenses esperavam, num estadual onde o Flamengo triunfava e o Fluminense era o primo rico.

No Paulista, o empate em 0 a 0 entre São Paulo e Palmeiras foi o segundo clássico frustrante seguido, depois de um Santos x Corinthians fraco na semana passada. O Tricolor manteve a liderança, com 23 pontos, ao lado da Ponte Preta.

Argentina (5/19): o River Plate fez 2 a 1 no Colón e assumiu a liderança, com 12 pontos, mas o Lanús joga nesta segunda contra o Arsenal, e pode ultrapassá-lo. Outro destaque da rodada foi a vitória do Newell's sobre o Estudiantes, fora de casa, por 4 a 2.

Alemanha (25/34): o Bayern München está a duas vitórias do título, mesmo faltando nove rodadas para o final. A vantagem é de incríveis 20 pontos. No sábado, derrotou a duras penas o Fortuna Dusseldorf, indo a 66. Como o Borussia Dortmund perdeu o clássico para o Schalke 04, por 2 a 1, estacionou em 46. Título mais fácil dos últimos anos na Alemanha.

Itália (28/38): a Juventus encaminhou o bicampeonato. Derrotou o Catania por 1 a 0 e foi a 62, abrindo nove de diferença para o Napoli, que levou 2 a 0 do Chievo. A Inter decepcionou de novo: levou 1 a 0 do Bologna em casa e estacionou nos 47, em 5º lugar.

Espanha (27/38): a novidade foi a troca de vice-líder. O Real Madrid fez 2 a 1 no Celta e ultrapassou o Atlético de Madrid, que perdeu em casa para o Real Sociedad, por 1 a 0: 58 a 57. O líder Barcelona segue folgado na ponta, com 71. Sábado, bateu o lanterna La Coruña por 2 a 0. Messi fez mais um e chegou a 40 gols no campeonato. Mantendo o ritmo, fecha a temporada com 57 - só no Espanhol.

Comentários