Noche castellana

Fazia tempo que nada dava certo para brasileiro algum em uma única noite na Libertadores. Provavelmente, desde a eliminação de quatro clubes do país nas oitavas de 2011. Pois os resultados de ontem foram todos ruins, e frustram os planos de três representantes do futebol pentacampeão mundial nesta fase de grupos.

O Corinthians é o que menos se comprometeu. A derrota por 1 a 0 para o bom Tijuana de "Turco" Mohamed tira do Timão uma invencibilidade de 16 jogos em Libertadores e lhe dificulta as chances de ser líder. São 4 pontos, contra 9 dos mexicanos. O Millonarios está na cola, com 3, mas terá que ir a Oruro na próxima rodada, enquanto o time de Tite recebe o Tijuana. A classificação ainda não está ameaçada.

Quem já faz as contas de forma mais séria é o Palmeiras, pois começa a ficar realmente ameaçado de eliminação logo nesta etapa inicial. A derrota de 1 a 0 para o Tigre foi dramática e melancólica, com um gol marcado no fim do jogo, aos 48 do segundo tempo de uma partida que ia até os 49. Os paulistas ficam empatados ao lado dos argentinos, com 3 pontinhos. Para piorar, o Sporting Cristal arrancou um ótimo empate em 2 a 2 com o Libertad, no Paraguai. Poderia ser pior, pois os peruanos venciam por 2 a 0. Mesmo assim, já vão a 4 pontos, contra 7 dos paraguaios.

Claro, é só um ponto longe da zona de classificação, mas a situação é bem mais complicada do que parece. Se vencer o Libertad em Lima, o Cristal já vai a 7, e manterá o Palmeiras fora da faixa classificatória por mais uma rodada. Portanto, só ganhando de Tigre e Libertad, em casa, o Verdão se manterá vivo para a última rodada, quando terá que visitar os peruanos e o Libertad recebe os argentinos. Uma situação periclitante.

Já o Fluminense pressionou muito, mas a bola que entrava do nada em 2012 não entra quando deveria em 2013. A fase é ruim. O 1 a 1 com o Huachipato só é bom para o Grêmio, que vê dois concorrentes marcarem passo. Com 7 pontos, o Flu vai a Porto Alegre na penúltima rodada contra um Tricolor embalado e provavelmente querendo confirmar a liderança da chave. Se o Caracas vencer o time gaúcho na semana que vem a coisa piora: a necessidade de vitória gremista aumenta e haverá um concorrente a mais pela vaga - ainda que os venezuelanos tenham que visitar o Rio na rodada final.

Para o Grêmio, foi ótimo o time chileno não ter vencido. Aumentaria a briga por uma vaga. Derrotando o Caracas, o time de Luxemburgo encaminha sua classificação de vez. Mesmo empatando ou perdendo, não fica em situação comprometedora, mas aí seria fundamental vencer o Flu na Arena. Tudo para não precisar ir a Talcahuano, na última rodada, precisando de pontos. O Huachipato provou de novo ontem ter um time longe de ser desprezível.

Em tempo:
- Rafael Moura marcou três gols em um jogo-treino do Inter ontem à tarde. Sua recuperação é um alento num elenco tão carente de reposição na frente. E Leandro Damião precisa mesmo de concorrência. Sua titularidade só não está ameaçada ainda porque não há ninguém melhor no banco aguardando vez.

Comentários