Induvidável

Quando um time mostra ser excepcional, muitos apressam-se em dizer que ele está fazendo história, sem muitas vezes saber se isso é verdade ou se confirmará no futuro. E quando este mesmo time vive um período de irregularidade após tantas glórias, é normal que a maioria também se apresse em apontar sua decadência, o fim de sua era de ouro.

Talvez o Barcelona já esteja vivendo esta fase, e a história é quem dirá, como sempre. Mas, ainda assim, é um time excepcional, de jogadores excepcionais. Levou 2 a 0 do Milan no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, o que parecia ser seu fim prematuro no principal torneio europeu. Poucos são capazes e imprudentes de duvidar que este time poderia conseguir a virada, mas não foram poucos os que apostaram na eliminação. Eu, inclusive. Está registrado no palpitazo do último Carta na Mesa: ninguém no programa apostou na classificação do Barça.

Mas ela veio, e acho que ninguém teve mais dúvidas de que viria quando Messi, logo aos quatro minutos, concluiu de forma estupenda uma linda tabela com Iniesta. O gol desnorteou o Milan, que mesmo sendo experiente, tendo a vantagem e vivendo momento melhor que o dos catalães, ainda assim é muito menos time. A goleada foi construída absolutamente ao natural, com dois gols em cada tempo, em momentos bem distintos do jogo, o que atesta uma superioridade uniforme durante os 90 minutos. Mesmo com o 3 a 0, quando um golzinho classificaria o Milan, o Barça correu poucos riscos no Camp Nou.

A goleada reabilita o moral de um time que perdeu seu grande técnico no começo da temporada, viu seu substituto deixar a casamata por conta de um câncer e perdeu dois clássicos seguidos para o maior rival. O Barcelona está ferido, mas ainda é fera - e feras feridas, já diria Flamel, são bichos ainda mais perigosos e letais. Messi e companhia seguem vivos. A Europa que se cuide, pois o supertime acordou.

Farra turca
Grande vitória do Galatasaray sobre o Schalke 04, em Gelsenkirchen, por 3 a 2, frustrando a possibilidade de termos três alemães entre os oito melhores. Com o Bayern München quase lá, a dúvida que fica é entre Porto ou Málaga. Contando o Bayern, serão dois alemães, um italiano, dois espanhóis, um francês e um turco. Podemos ter três espanhóis ou um português para fechar conta. E nada de Inglaterra, a menos que o Arsenal faça o maior crime do ano em Munique amanhã.

Comentários