Impaciência e qualidade



O Internacional não fez uma partida ruim, mas exibiu problemas. Precipitou-se na hora de criar jogadas, ressentiu-se dos chutes longos de Forlán, tomou um gol por bobeira e perdeu o controle a seguir. Mas nada disso fez falta, dada a qualidade de Leandro Damião na definição da jogada do primeiro gol e de D'Alessandro, em uma perfeita cobrança de falta que castigou o valente São Luiz de Ijuí.

O São Luiz finalista, forte, que não apareceu no 19 de Outubro para a disputa da decisão da Taça Piratini, apareceu nesta noite no Estádio do Vale. Leandro Machado é um bom técnico, e prudentemente manteve a sistemática adotada por Paulo Porto. A equipe, desta vez, não foi cheio de confiança para cima do Inter: preferiu se resguardar, quase não passou da linha central do gramado no primeiro tempo. E obteve relativo sucesso: até os 28 minutos de jogo, manteve o Colorado longe de sua área. Depois a pressão foi aumentando, até sair o merecido 1 a 0.

Com desvantagem mínima, a estratégia do time de Ijuí foi sair um pouco mais no segundo tempo. Ao contrário do Inter, que levou 42 minutos para furar a retranca ijuiense, o São Luiz empatou logo aos 10, com Washington, em um de seus primeiros e únicos ataques no jogo inteiro. E aí seguiu-se o momento mais preocupante da atuação colorada: a paciência e o exaustivo toque de bola, tão pregados por Dunga, não existiram. O time abusou das ligações diretas, errou passes e facilitou o trabalho defensivo do adversário, que não saiu mais para o ataque, satisfeitíssimo com o empate.

Dunga tentou Dátolo, justamente para tentar o chute longo que tanto fazia falta. Mas o argentino ajudou de outra forma, cavando a falta que resultou no golaço de D'Alessandro. O Inter ganha a quinta seguida, lidera seu grupo e venceu um adversário forte para os parâmetros do interior gaúcho. Mas duas coisas merecem cuidado: a falta de alternativas para furar um bloqueio quando Forlán não se faz presente (ou não está inspirado com seus belos chutes) e, pela primeira vez, o destempero do time após sofrer um gol. Não de descambar para a violência, longe disso, mas em perder a paciência e insistir em chutões em vez de seguir tocando a bola normalmente. Contra times mais fortes, pode pesar. Dunga certamente falará com seus atletas a respeito disso.

Campeonato Gaúcho 2013 - Taça Farroupilha - Grupo B - 2ª rodada
21/março/2013
INTERNACIONAL 2 x SÃO LUIZ 1
Local: Estádio do Vale, Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Márcio Coruja (RS)
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Leandro Damião 42 do 1º; Washington 10 e D'Alessandro 41 do 2º
Cartão amarelo: Rodrigo Moledo, Oliveira, Marcos Paraná, Marcel, Chicão, Danilo Bahia, Washington, Juba e Eraldo
INTERNACIONAL: Muriel (5), Gabriel (5,5), Rodrigo Moledo (5,5), Juan (5) e Fabrício (5,5); Aírton (5) (Dátolo, 21 do 2º - 5,5), Josimar (5), Fred (5,5) e D'Alessandro (7) (Otávio, 48 do 2º - sem nota); Caio (6) (Gilberto, 34 do 2º - sem nota) e Leandro Damião (6,5). Técnico: Dunga (5,5)
SÃO LUIZ: Oliveira (6,5), Júnior Barbosa (5,5) (Marcos Paraná, intervalo - 5), Thiago Costa (6), Marcel (5) e Adãozinho (5,5); Baiano (6), Chicão (6), Danilo Bahia (5) e Washington (6) (Elton Macaé, 39 do 2º - sem nota); Juba (5,5) e Eraldo (5) (Marcos Rogério, 24 do 2º - 5,5). Técnico: Leandro Machado (6)

Comentários