Dia de Copa

A sexta-feira será marcada por uma rodada intensa nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Europa e Américas começam a entrar nas fases finais de suas disputas internas. E há favoritos ameaçados.

EUROPA
Com Holanda, Itália e Alemanha bem encaminhadas, quem vive drama são Inglaterra e Portugal. Os portugueses visitam Israel com necessidade de vitória. Ambos estão empatados com 7 pontos, mas os israelenses têm saldo superior. O grupo é liderado pela Rússia, com 12. Ou seja, na 3ª colocação de sua chave atualmente, Portugal estaria fora da Copa.

No Grupo H, a Inglaterra visita a débil seleção de San Marino, e deve vencer. No entanto, os ingleses estão atualmente atrás da Moldávia (10 pontos contra 8), e à frente da Polônia, que tem 5. Não há um risco tão grande até o momento, mas uma boa chance de disputar uma incômoda repescagem.

No Grupo I, não há nenhum favorito ameaçado, mas, como Espanha e França estão na mesma chave, alguém provavelmente disputará a repescagem. Ambos lideram com 7 pontos e jogam em casa, mas os espanhóis lideram pelo saldo. Os atuais campeões do mundo recebem a Finândia, enquanto os franceses pegam a Geórgia.

AMÉRICA DO SUL
A pontuação já delineia quem está encaminhado, na disputa ou praticamente eliminado. O drama é uruguaio. Com 12 pontos, a Celeste está atrás da Venezuela e à frente do Chile pelo saldo, no 5º lugar, que lhe daria só a repescagem. Hoje, recebe o lanterna Paraguai, do uruguaio Gerardo Pelusso, no Centenário. Necessidade absoluta de vitória, até porque o próximo duelo é com os chilenos, em Santiago, um confronto direto e que promete ser dramático. O Chile enfrentará o Peru, em Lima, enquanto a Venezuela visita a Argentina.

Argentinos (20), equatorianos (17) e colombianos (16) estão muito bem encaminhados. Ganhando hoje, a Argentina ajuda o Uruguai e encaminha sua vaga para a Copa, que deve ser conquistada com algo em torno dos 26 ou 27 pontos. O Equador folga, mas recebe o Paraguai na terça. A Colômbia pega a fraca Bolívia em casa, com chance de assumir o segundo lugar. Vale lembrar que só os colombianos jogaram 8 partidas até agora, contra 9 de todos os rivais.

AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE
É apenas a segunda rodada, mas estamos falando do equilibradíssimo hexagonal final. Tão equilibrado que só Honduras ganhou na rodada inaugural, 2 a 1 sobre os Estados Unidos. O desafio agora é com a outra grande potência da região, o México, novamente em casa. Os campeões olímpicos vêm de um tropeço em pleno Azteca: 0 a 0 com a Jamaica.

Se há drama, ele é americano. Depois de serem a única equipe que perdeu na 1ª rodada, os Estados Unidos recebem a Costa Rica precisando mais do que nunca dos três pontos, pois jogarão contra o México, no Azteca, terça que vem. A sexta-feira marca ainda Jamaica x Panamá, os dois menos cotados teoricamente do grupo, mas que vêm surpreendendo.

Comentários

Sancho disse…
Saiu uma matéria bombástica no Sporting News esta semana sobre o Klinsmann: http://aol.sportingnews.com/soccer/story/2013-03-19/jurgen-klinsmann-us-mens-soccer-coach-national-team-usa-american-world-cup-2013

Apear do clima pesado por aqui, espera um belo público no Colorado, com bastante apoio ao time local...
Vicente Fonseca disse…
É, o clima não anda fácil pra ele. Lembrando que os Estados Unidos disputaram as últimas 6 Copas. Ficar de fora desta seria trágico.
Vicente Fonseca disse…
E preteou o olho da gateada: fim de primeiro tempo, Israel 2 x 1 Portugal. Complicada a situação dos colonizadores, que podem não visitar a antiga colônia em 2014.
Diogo Terra disse…
Está preteando o olho da gateada em Zagreb, com Croácia x Sérvia. Perto deles, Brasil x Argentina é arreganho de criança.
Vicente Fonseca disse…
Sim, Diogo! Recomendo muito a todos que assistam, no Sportv 2. Clima absolutamente bélico e tenso em Zagreb. Brasil x Argentina é diversão. É como briga de vizinhos em comparação com disputa de mafiosos.

Aliás, o olho da gateada portuguesa acabou não preteando. Falaremos sobre isso mais tarde.
Sancho disse…
NEVE ABSURDA NO COLORADO! Intervalo, EUA 1-0.

Sensacional!