De volta à normalidade



Primeiro, foi um jogo na altitude, no qual ocorreu a morte de um torcedor adversário; depois, um jogo no Pacaembu vazio, devido à punição (fajuta) imposta pela Conmebol; a seguir, um jogo no México, fronteira com os Estados Unidos, numa cidade tão distante do Brasil quanto Londres, com grama artificial. Nesta quarta, finalmente o Corinthians jogou em casa, e com sua torcida. Sem qualquer adversidade, bateu o então 100% Tijuana com facilidade, 3 a 0, deixando de lado qualquer risco maior de eliminação.

A grande atuação do Timão passou principalmente por Renato Augusto. Atuando aberto pela direita, ele fez uma dobradinha infernal com Alessandro, por vezes recebendo o apoio de Paulinho. Das 10 chances de gol criadas pelo Corinthians nesta quarta, nada menos que oito saíram de seus pés - incluindo os três gols. O primeiro, de Pato, foi praticamente seu, rebatendo três vezes nas traves da goleira do tobogã do Pacaembu. Aliás, a sequência de Pato de 11 jogos sem lesão está seriamente ameaçada. Menos mal que a lesão parece leve, se é que existe ou é só um desconforto.

O gol não diminuiu o ímpeto do Corinthians, sempre levado por Renato Augusto. O segundo saiu novamente pela direita, com ele e Alessandro, e a conclusão certeira do excelente Guerrero. O gol encaminhou a vitória e deu tranquilidade ao Timão, que baixou o ritmo no segundo tempo. O Tijuana, claro, cresceu. Já havia ameaçado no começo do jogo, e foi melhor até 20 minutos da etapa final. Martínez levava vantagem sobre Gil pela esquerda e Moreno, com presença de área, incomodava. Mas quando Turco Mohamed retirou o lateral Abrego para o ingresso de Garza, norte-americano de características mais ofensivas, a equipe mexicana perdeu a consistência e o domínio que tinha do jogo.

Esta troca e a queda física do Tijuana, certamente desgastado pelos quase 10 mil quilômetros de viagem, explicam o amplo domínio corintiano nos minutos finais. O terceiro gol veio com Renato Augusto, novamente: levantou falta com perfeição para Guerrero, que só escorou para Paulinho. O 3 a 0 não deixa o Corinthians na liderança do Grupo 5, mas já faz o Timão superar os mexicanos no saldo.

Amanhã jogam San José e Millonarios em Oruro. Acostumados à altitude, os colombianos não devem sentir tanto os 3,6 mil metros de La Paz. Uma vitória boliviana seria importante, pois deixaria o Millonarios praticamente morto para jogar com o Timão em Bogotá.

Copa Libertadores da América 2013 - Grupo 5 - 4ª rodada
13/março/2013
CORINTHIANS 3 x TIJUANA 0
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Público: 33.120
Renda: R$ 2.049.017,50
Gols: Pato 25 e Guerrero 35 do 1º; Paulinho 36 do 2º
Cartão amarelo: Alessandro, Nuñez, Aguilar, Moreno, Pellerano e Arce
CORINTHIANS: Cássio (5), Alessandro (7), Paulo André (6), Gil (5) e Fábio Santos (6); Ralf (7), Paulinho (7), Danilo (6,5) (Jorge Henrique, 41 do 2º - sem nota) e Renato Augusto (8) (Douglas, 41 do 2º - sem nota); Pato (6) (Romarinho, 26 do 1º - 6) e Guerrero (7,5). Técnico: Tite (8)
TIJUANA: Saucedo (6), Abrego (5) (Garza, 17 do 2º - 4,5), Gandolfi (4,5), Aguilar (4,5) e Nuñez (4); Pellerano (4,5), Arce (5), Corona (5) (Ruiz, intervalo - 5) e Martínez (5,5); Riascos (5,5) (Marquez, 24 do 2º - 4,5) e Moreno (6). Técnico: Antonio Mohamed (4,5)

Comentários