Quem sobra?

A grande questão que deve estar martelando a cabeça da comissão técnica do Grêmio neste Carnaval certamente diz respeito a quem serão os jogadores inscritos na fase de grupos da Libertadores. Pelo regulamento, o clube tem direito a 25 atletas na primeira fase, que foram os confrontos com a LDU, e mais cinco atletas que podem ser acrescidos agora, somando 30. O grande problema é que o Tricolor tem seis atletas importantes que ainda não foram inscritos: Adriano, André Santos, Barcos, Bertoglio, Kleber e Welliton - sem contar Fábio Aurélio. Qual deles sobrará da lista? Luxa e companhia têm até amanhã para responder.

É preciso pensar com muita calma nesta questão, pesar os prós e contras de abrir mão de cada um desses nomes. Na prática, significa deixar um destes seis bons jogadores disputando apenas o Campeonato Gaúcho até que as oitavas de final do torneio continental tenham início, no final de abril. É exatamente daí que parte meu raciocínio de que Kleber deve ser o sacrificado.

Senão vejamos: André Santos certamente será inscrito. O time precisa de um lateral esquerdo titular acima de tudo, e ele próprio já se colocou a disposição para jogar nesta quinta - o que não ocorrerá, mas certamente contra o Fluminense, dia 20, já começa jogando. Barcos, uma das contratações mais festejadas e importantes dos últimos anos, também será certamente relacionado, até porque André Lima está de saída, Marcelo Moreno não vem bem há algum tempo e Willian José decepciona. Adriano, com a provável saída de Léo Gago para o Palmeiras, se torna ainda mais importante. Restam Bertoglio, Welliton e Kleber, jogadores de funções semelhantes.

O argentino é uma peça importante. Além de costumeiramente entrar bem no segundo tempo das partidas, muda a característica do time. Mesmo não sendo meia, é quem melhor pode contribuir substituindo Elano ou Zé Roberto no meio de uma partida. Dá velocidade e objetividade ao time, é importante para furar retrancas e pôr fogo na partida. Por tudo isso, deve ser inscrito. Ficamos entre Welliton e Kleber, e aí opção pela não inscrição do Gladiador é basicamente física, até mais do que técnica. Se Kleber se recupera de lesão e só voltará a jogar em meados de março, não faz sentido gastar uma vaga com ele se há no elenco uma peça como Welliton, que está praticamente pronto para jogar. O Gauchão será um bom teste para Kleber pegar ritmo de jogo e entrar com tudo das oitavas em diante, caso o Grêmio passe de fase. Colocá-lo agora queimará um lugar no time por um mês e forçará um bom jogador, que está na ponta dos cascos, a disputar apenas o estadual. A contratação de Welliton não fará sentido se ele não for inscrito agora.

É curioso que, em menos de um ano, Kleber passa de principal nome do time a um elemento ainda importante, mas que pode ser preservado sem que sua ausência diminua a qualidade do ataque do Grêmio. É um sinal claro de que as coisas evoluíram, e bastante, nos últimos meses.

Rainha da África
A Nigéria foi mesmo a melhor seleção da Copa Africana de Nações, e mereceu o título. Passou por rivais complicados em sua trajetória, como as finalistas de 2012, Zâmbia e Costa do Marfim. Goleou Mali com autoridade de campeã nas semifinais e confirmou o título batendo a surpreendente Burkina Faso por 1 a 0, curiosamente sua rival na estreia da campanha.

Para a Copa das Confederações, a presença nigeriana é ótima. Um grupo que tinha em Espanha e Uruguai dois evidentes favoritos dá uma bela reequilibrada. E ainda há Brasil, Itália, México e Japão do outro lado. Um mini Copa do Mundo para ninguém botar defeito.

Comentários

Zezinho disse…
Professor, eu só discordo de que William José decepciona. Não, ele é exatamente isso: medíocre, limitado, sonolento, irregular.

Faz no Grêmio o mesmo que fez no São Paulo
Vicente Fonseca disse…
Também não acho ele grande coisa, mas é um jogador que teve seus momentos no ano passado. Irregular é uma boa palavra pra defini-lo. Mesmo que jamais possa ser titular, ao menos no Gauchão deveria estar jogando mais.
Zezinho disse…
Falando nisso (mentira), se o senhor viu acessos estranhos a textos preparatórios para Copa de 2010, era eu acessando :p

Teremos algo parecido ano que vem? Qualquer coisa, coloco-me à disposição do professor
Vicente Fonseca disse…
Certamente haverá algo parecido, talvez até maior, visto que a Copa será aqui. Pode deixar que eu aviso, meu caro!