Discursos afinados

Este será o terceiro Gre-Nal prematuro em nove turnos, desde 2009, quando o Campeonato Gaúcho adotou a atual fórmula. Nas duas vezes anteriores, a "culpa" pelo clássico ter ocorrido tão cedo foi do Grêmio. Desta vez, é compartilhada: o Grêmio ficou em 3º lugar no seu grupo, mas foi o Inter que, ao sofrer um gol do Cruzeiro nos descontos, causou o Gre-Nal antecipado.

É absolutamente imprevisível o modo como chegará o Grêmio: se com titulares (mais provável) ou reservas, se em alto astral ou tenso. Tudo depende do meio de semana. Mantendo a coerência, o Tricolor só fala em Libertadores, no que está absolutamente correto. Pensar agora no Gre-Nal tiraria o foco da partida com o Fluminense, que é muito mais importante que o clássico, simplesmente por ser pela competição prioritária do time em 2013 e porque a derrota do Huachipato força o time a obter pontos no Rio. Se o Grêmio for inteligente, tratará externamente o clássico como uma boa oportunidade para deixar os titulares mais entrosados e com ritmo de jogo para a Libertadores. O discurso pós-vitória sobre o Veranópolis esteve bem afinado: ninguém comenta o Inter antes de quarta à meia noite. Corretíssimo.

O Internacional, por sua vez, se prepara para uma verdadeira decisão. Com apenas o Gauchão no horizonte até abril, o Colorado sabe que passar pelo Grêmio titular no próximo domingo é uma etapa importante do seu processo de construção de equipe. A força só não será máxima por conta dos lesionados (Ygor, Willians, Dátolo, Kleber), mas o foco é total. Desde ontem, o Inter respira o Gre-Nal, transpira mobilização. O discurso no Beira-Rio também está afinado, e igualmente corretíssimo.

É um Gre-Nal que vale classificação, mas não vejo muito o que temer para um e para outro em caso de derrota. Caso seja eliminado, o Inter terá um mês para se reconstruir até começar a Copa do Brasil, onde ainda assim enfrentará adversários fracos. O Grêmio pode ver seu ambiente ficar mais conturbado (já está mais do que deveria), mas parece muito focado na Libertadores e terá dez dias para treinar visando exclusivamente ao Caracas. O excesso de Gre-Nais dos últimos anos, especialmente em meses iniciais da temporada, relativizou muito a ideia do "arruma" e "desarruma" a casa. É muito clássico valendo pouca coisa.

Canoas
A aclamação de Alisson como o craque do jogo em Canoas dá noção das dificuldades enfrentadas pelo Internacional diante do Cruzeiro. Era absolutamente natural: o time não estava completo e o Cruzeiro lutava por classificação. O que preocupa é mais um jogo ruim dos reservas colorados.

Olímpico
Atuação sonolenta do Grêmio, que evidencia mais uma vez a dificuldade da equipe de Vanderlei Luxemburgo em pegar adversários fechados. O Grêmio carece de mobilidade. Quando Vargas e André Santos encaixarem melhor no esquema, a tendência é que o jogo flua melhor. Ontem, o chileno cresceu no segundo tempo.

Carrossel do Noroeste
Desde que goleou o time B do Grêmio, o São Luiz desfila no Gauchão. Ontem, enfiou 2 a 0 no Passo Fundo em pleno Vermelhão da Serra e garantiu a liderança do grupo do Inter de forma absolutamente merecida. Enfrentará o Cerâmica, em Ijuí, com favoritismo absoluto. O Lajeadense, melhor campanha do estadual, pega o ascendente Esportivo, que se classificou devido ao fracasso do Juventude em Gravataí. No Centenário, Caxias e São José repetirão o duelo ocorrido neste domingo, que acabou em 0 a 0. O vencedor do Gre-Nal pega o vencedor de Lajeado.

Clássicos
Boa atuação do Palmeiras. Encarou o Corinthians, teve personalidade para virar o jogo e, mesmo não tendo força para segurar a vitória, saiu com um 2 a 2 melhor que a encomenda. A líder é a Ponte Preta, que fez 3 a 1 no Santos com autoridade em Campinas. No Rio, o clássico acabou com vitória do Flamengo sobre o Botafogo, por 1 a 0. Adversário gremista na Libertadores, o Flu fez 3 a 1 no Volta Redonda.

Comentários

Sancho disse…
Jogo contra o Fluminense muito importante para entrosar o time para o clássico e deixar os jogadores em clima de competição. ;-)

É hora de mostrar hombridade. De mostrar que têm peito para superar situações adversas. Se os resultados não vierem que, pelo menos, mostrem que são capazes que consegui-los.

Um tropeço do Huachipato também ajuda.
Vicente Fonseca disse…
Um tropeço do Huachipato é fundamental caso o Grêmio não vença no Rio. Até um empate serve, desde que o Grêmio ganhe as duas do Caracas.
Sancho disse…
Importante, não fundamental. Há o confronto direto na última rodada. Se ficarmos 6 pontos atrás, é necessário descontar entre três e quatro pontos nos três jogos restantes (2 nossos são em casa; o Huachipato joga duas fora) para chegarmos vivos na última rodada.

Vale lembrar que nesse cenário horroroso, os dois times com seis pontos se enfrentam duas vezes seguidas. O máximo que os dois juntos podem fazer é três pontos. Mesmo perdendo no Rio, duas vitórias sobre o Caracas nos colocam de volta na briga de qualquer jeito.
Vicente Fonseca disse…
Isso se o Grêmio ganhar as duas do Caracas, né? Não me pareceu ser um time tão fraco assim.
Sancho disse…
Não disse que é, só coloquei que se o pior acontecer na quarta-feira, ainda podemos reverter. Até com 4 pontos contra o Caracas, não estaríamos eliminados.