O melhor em uma década

Há dez anos um Campeonato Baiano não era tão aguardado. Pudera: pela primeira vez desde 2003, Bahia e Vitória estão juntos na primeira divisão do futebol brasileiro. E há 11 anos o Bahia não defendia um título no estadual - no ano passado, lembremos, o Tricolor encerrou um jejum de títulos estaduais que durava desde 2001.

Em relação às equipes do ano passado, ambos mudaram bastante. Vários jogadores saíram e outros tantos chegaram aos grandes de Salvador. No Bahia, nomes como Mancini, Ciro, Júnior, Lulinha, Cláudio Pitbull e, principalmente, Gabriel, tomaram novos ares. Poucos jogadores de nome chegaram - Ananias, da Portuguesa, é o mais destacado deles.

O Vitória mudou menos, e talvez isto pese a seu favor no começo da temporada. A principal saída foi a do técnico Paulo César Gusmão (Caio Júnior chega para substituí-lo, quatro meses depois de sair do rival Bahia). Entre os contratados, pouca gente de grife. Os mais conhecidos são os zagueiros Reniê e David Braz, além do atacante Pedro Oldoni.

Entre as equipes do interior, merecem menção os time de Feira de Santana, especialmente Feirense e Bahia de Feira. Os clubes de Vitória da Conquista, desta vez, não parecem tão fortes. Mas convém não descartar ninguém. De 2006 para cá, dois times pequenos já surpreenderam os favoritos.

Neste link, o nosso mapa temático detalhado do Campeonato Baiano de 2013.

CAMPEONATO BAIANO 2013
Clubes: 12
Favoritos: Bahia e Vitória
Podem surpreender: Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Feirense
Figurantes/zebras: Atlético-BA, Botafogo-BA, Fluminense-BA, Jacuipense, Juazeirense, Juazeiro e Serrano
Fórmula: Bahia, Vitória e Feirense, campeão do interior, só entram na segunda fase. Na primeira, as outras nove equipes disputam cinco vagas em turno único. Estes cinco, mais Feirense e a Dupla Ba-Vi se dividirão em dois quadrangulares. Campeão e vice de cada chave vão para as semifinais, que definirão os finalistas.
Maiores campeões
Bahia - 43 títulos
Vitória - 26 títulos
Ypiranga-BA - 10 títulos
Botafogo-BA - 7 títulos
Galícia - 5 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Vitória
2004 - Vitória
2005 - Vitória
2006 - Colo Colo-BA
2007 - Vitória
2008 - Vitória
2009 - Vitória
2010 - Vitória
2011 - Bahia de Feira
2012 - Bahia

Comentários