O melhor do sul

O Campeonato Catarinense não tem os melhores times do sul do país: Grêmio, Internacional, Coritiba e Atlético-PR estão nos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná. No entanto, não há interior melhor de São Paulo para baixo que o de Santa Catarina. Somando isso a times da capital bem menos representativos que os de Porto Alegre e Curitiba para seus estados, temos o certame mais equilibrado e interessante entre os regionais do sul do país.

Favoritos? Há muitos, tanto quanto o Campeonato Brasileiro. O Avaí é o atual campeão, mas sofreu uma reformulação após a má campanha na Série B. O Figueirense foi o melhor time do ano passado, mas acabou perdendo a decisão e foi rebaixado no Brasileiro. O Criciúma, por sua vez, é o único representante do estado na elite nacional. Teoricamente larga na frente dos demais, mas terá dois concorrentes de peso entre os interioranos: a Chapecoense, que subiu para a Série B, e o Joinville, que fez ótima campanha na segunda divisão brasileira no ano passado.

O título estadual deve ficar com um desses cinco - que são metade dos concorrentes do campeonato. No ano passado, o Criciúma, que foi o time mais bem sucedido em termos nacionais em 2012, acabou apenas na 7ª colocação, para que se tenha ideia do nível competitivo do certame barriga-verde.

Neste link, o nosso mapa temático detalhado do Campeonato Catarinense de 2013.

CAMPEONATO CATARINENSE 2013
Clubes: 10
Favoritos: Criciúma, Avaí e Figueirense
Correm por fora: Chapecoense e Joinville
Pode surpreender: Metropolitano
Figurantes/zebras: Atlético Ibirama, Guarani de Palhoça, Camboriú e Juventus-SC
Fórmula: a primeira fase é dividida em dois turnos. O campeão de cada um garante vaga nas semifinais, junto com as duas melhores equipes no somatório de pontos dos dois turnos. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, as três melhores equipes por índice técnico disputarão com ele as semifinais, as quais apontarão os finalistas.
Maiores campeões
Avaí - 16 títulos
Figueirense - 15 títulos
Joinville - 12 títulos
Criciúma - 9 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Figueirense
2004 - Figueirense
2005 - Criciúma
2006 - Figueirense
2007 - Chapecoense
2008 - Figueirense
2009 - Avaí
2010 - Avaí
2011 - Chapecoense
2012 - Avaí

Comentários