Luan e Josimar

A troca entre Internacional e Palmeiras, envolvendo o volante Josimar e o atacante Luan, vem sendo comentada há alguns dias. Aparentemente, um bom negócio para o Colorado: ganha um atacante, posição para a qual o time precisa de um jogador de velocidade realmente confiável, já que Dagoberto fracassou, e cede em troca um volante reserva, nada mais que mediano. Mas basta olhar com cuidado para vermos que as coisas não são assim tão belas.

A começar pela qualidade de Luan. Embora tenha certa velocidade e algum poder de definição, é um jogador absolutamente comum, que pouco iria acrescentar em termos de qualidade ao plantel colorado. Sua marra é desproporcional à bola que joga. Além disso, é conhecido por ser desagregador e colecionar problemas extracampo, fora as entrevistas polêmicas. Então, por que não apostar em Cassiano? É mais barato, faz tudo o que Luan faz e tem muito mais sede de ganhar espaço, sem falar no temperamento bem mais tranquilo. O jogador ideal para esta função, se o clube entende que é necessário contratar, está no Vasco: chama-se Éder Luís. Bem mais rápido e tecnicamente superior a Luan. O difícil é tirar ele de São Januário. Há anos muitos tentam, e ninguém consegue.

Outro problema é a ida de jogadores para o Palmeiras. A saída de Josimar já representaria um problema, pois o time perderia um volante, posição na qual é carente de opções. Guiñazu saiu, Bolatti frequentemente não será escalado por conta do excesso de estrangeiros. Sobram Willians (titular natural), Ygor (lesionado no momento) e o contestável Elton. Mas as coisas tendem a se agravar, pois o Palmeiras pede mais jogadores para fechar a troca. Afinal, Luan, por ser atacante, tem valor de mercado superior ao de Josimar. Seja quem for que deixe o grupo, o Inter já não tem o elenco numeroso de outros tempos. Não vale à pena desfalcá-lo de opções para ter um jogador comum e problemático, como Luan.

O Palmeiras adiou a decisão sobre se aceita ou não a troca por empréstimo entre Josimar e Luan. Pediu prazo até amanhã para definir o negócio. Sorte do Inter, que ganhou mais 24 horas para desistir desta barca furada.

Fellipe Bastos
Bom jogador. Se vier para o Beira-Rio, brigará por titularidade com Ygor e Willians. Mais um sinal de que Bolatti perde espaço de vez no elenco colorado. E de que Josimar pode mesmo estar indo para o Palestra Itália.

Titulares
Com a transferência de data do jogo com o Caxias, o Inter vai de titulares amanhã, contra o Novo Hamburgo. Medida acertada, para dar ritmo de jogo a todos antes do Gre-Nal de domingo. Aliás, alguém lembra que estamos em semana de Gre-Nal? A tragédia em Santa Maria e o jogo do Grêmio pela Libertadores deixaram o clássico em segundo plano desta vez.

Comentários