Hora de colocar em prática

O Grêmio visivelmente não queria ter que enfrentar a LDU logo em janeiro, em seu primeiro jogo oficial na temporada. A LDU, claro, queria este confronto ainda menos. O Tricolor paga pelos erros cometidos no último Gre-Nal de 2012, mas fez o correto: se preparou adequadamente para o confronto desta quarta, que é absolutamente decisivo para os rumos da equipe na temporada.

Se não há modo de fugir de um jogo tão complicado, resta enfrentá-lo do melhor modo possível. O planejamento foi aparentemente muito bem feito. É o preparador físico Antônio Mello que garante: o Grêmio está plenamente adaptado à altitude de Quito, após dez dias treinando em solo equatoriano. Ganhou dois jogos-treino contra equipes acostumadas à altitude, ambas da primeira divisão do Equador. Um deles, o Independiente del Valle, ficou só uma posição atrás da LDU no último campeonato nacional, o que indica um certo nível.

Se a preparação física parece ter sido realmente perfeita, nos bastidores o Grêmio também agiu muito bem. Retardou a inscrição de Eduardo Vargas a ponto de o chileno poder, inclusive, jogar hoje à noite. Certamente será uma arma para o segundo tempo, pegando a LDU mais desgastada, em velocidade. É um jogador acostumado a jogar nas alturas pelo Campeonato Chileno, que não precisará tanto de adaptação.

A LDU assusta bem mais pelo cartel recente de títulos do que pelo time que tem em si. Costuma realizar pressão em seu adversário no campo ofensivo, encurralando-o. Há algum tempo a Liga precisava de uma reformulação em seu envelhecido elenco. Ela foi feita neste ano. No amistoso contra o Aucas, foram sete novos titulares. A pressão que a equipe costumava impor em seus recentes tempos gloriosos passava muito por sua organização tática e entrosamento invejáveis. Ainda não deu tempo de o novo time se entrosar, mas o técnico Edgardo Bauza é um estrategista como poucos. É um adversários que requer todos os cuidados, portanto.

Atuando como fez fora de casa durante todo o 2012, impondo o seu jogo sem medo e retranca, o Grêmio tende a evitar esta pressão. Quando se fechou atrás demasiadamente, como contra o Millonarios, o Tricolor sucumbiu, mesmo sendo tecnicamente superior ao adversário. Mas aquela eliminação passou muito pela altitude, fantasma que não deve acometer o time de Vanderlei Luxemburgo hoje à noite. Ao menos, é esta a promessa.

Convocação
Um dia verei uma convocação de seleção brasileira ser elogiada. Por mais que a safra não seja das melhores, sempre há quem aponte imperdoáveis esquecimentos e descabidas lembranças. Luiz Felipe envelheceu o time que Mano Menezes vinha chamando, mas não tanto assim. Começa a mesclar a juventude de nomes como Neymar e Lucas a jogadores como Júlio César, Ronaldinho e Luís Fabiano. Tudo razoavelmente dentro do esperado.

Começo equilibrado
2013 tem sido marcado pelo equilíbrio no início dos torneios. A primeira rodada do Gauchão e da Copa Africana de Nações foi assim, e a Libertadores começou deste modo ontem, com o empate em 1 a 1 entre León-MEX e Deportes Iquique e a vitória apertada do Tigre sobre o Deportivo Anzoátegui, por 2 a 1. Hoje, no Morumbi, tem São Paulo x Bolívar, com favoritismo total dos paulistas - que precisam abrir boa vantagem para não sofrerem com os 3,6 mil metros de La Paz na semana que vem.

Gauchão
Cinco jogos hoje à noite, e um desafio complicado para o time B do Inter: o Cerâmica, que começou batendo o Santa Cruz fora de casa, em Gravataí.

Comentários