Chega o capitão

A contratação de Cris vem preencher uma lacuna evidente no elenco do Grêmio, deixada a partir da saída de Gilberto Silva. Trata-se de um zagueiro experiente, quase tanto quanto o pentacampeão, de carreira absolutamente vitoriosa e que vem com o aval e indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Cris é homem de confiança de Luxa, desde os tempos de Corinthians, mas especialmente dos de Cruzeiro. O companheiro de Werley está contratado. O que vier agora é para incrementar o grupo.

Confesso que tinha muitas restrições a Cris em seu começo de carreira no Timão. Ainda jovem, era um zagueiro inseguro, de pouca técnica, que confundia a raça que caracterizou sua carreira com alguma violência, quase sempre de temperamento afoito. Já demonstrou ter superado esses problemas no Cruzeiro, o timaço de 2003, formando uma dupla quase perfeita com Edu Dracena. No entanto, não se parece tanto com Gilberto Silva: é mais um zagueiro caçador, de combate, que de boa saída, como Werley. E como Edu Dracena, o que prova que, talvez, a dupla possa mesmo funcionar, mesmo sendo ambos tão semelhantes no seu modo de jogar.

Eis um exemplo de bom procedimento realizado pelo Grêmio: negociou com Cris desde dezembro, em silêncio, e só na véspera da conclusão do negócio é que se soube que ele poderia vir. Bem ao contrário de Vargas, por exemplo, que já virou uma daquelas intermináveis novelas que quase nunca dão certo. Seja como for, o Grêmio se mexe. Cris é o primeiro reforço que virá indiscutivelmente para ser titular. Restam ainda várias questões: Pará, Souza e um atacante de velocidade são as três próximas a serem resolvidas. É demorado, mas reforçar de fato o elenco, e não apenas enchê-lo de jogadores, exige tempo, observação, paciência e uma dose de sorte.

Em tempo:
- Campeão do mundo, o Corinthians é o time que melhor se reforçou até agora, com Renato Augusto e Pato, dois excelentes jogadores. É o time a ser batido em todas as competições de 2013, e não apenas em nível nacional.

- Santos acerta com Montillo, outro excepcional reforço. Pinga é sacanagem.

- E o Inter? Nada? Até quando?

Comentários