Retrospectiva 2012: São Paulo

Há quatro anos sem nenhum título (o maior jejum entre os grandes clubes do país), o São Paulo entrou 2012 pressionado. Formou um elenco forte para a disputa das grandes competições, mas caiu nas semifinais do Paulista e da Copa do Brasil. As eliminações do primeiro semestre se refletiram em um primeiro turno irregular dentro do Campeonato Brasileiro, até a queda do técnico Emerson Leão.

Com a contratação de Ney Franco, a equipe se recuperou. O começo foi difícil, com algumas derrotas duras de engolir, como as para Atlético-GO e Náutico. Mas foi uma questão de tempo para o time se ajeitar. A volta de Rogério Ceni, após seis meses parado, também pesou a favor da equipe, que conquistou o título simbólico de campeã do returno e jogou o melhor futebol do país por algumas rodadas, puxada pelo insinuante trio de ataque formado por Lucas, Luís Fabiano e Osvaldo.

Ao vencer o Vasco por 2 a 0, em São Januário, o Tricolor assumiu posição no G-4 para não mais largar. Depois de ameaçar por um bom tempo superar o Grêmio e ficar com a 3ª colocação, o São Paulo passou a se concentrar na conquista da Sul-Americana após perder para o próprio time gaúcho, no Olímpico, na 35ª rodada. Vendo o Grêmio ser eliminado da competição continental, aproveitou a brecha para superar rivais mais fracos e conquistar mais uma taça para sua riquíssima galeria de troféus, que andava um pouco largada ultimamente.

Em 2013, sem Lucas, a equipe precisará se reinventar. Mas a base é forte, e dificilmente o time não chegará às cabeças de todas as competições que disputar.

NÚMEROS DA CAMPANHA
66 pontos; 38 jogos; 20 vitórias; 6 empates; 12 derrotas; 59 gols marcados; 37 gols sofridos; 57,9% de aproveitamento
Em casa: 47 pontos (82,5%) - melhor campanha da Série A
Fora: 19 pontos (33,3%) - 11ª melhor campanha
Destaques: Lucas (A), Osvaldo (A), Luís Fabiano (A)
Decepção: Cañete (M)
Artilheiro: Luís Fabiano, 17 gols
Média de público: 24.572 (3º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 6º; 10ª rodada: 7º; 15ª rodada: 6º; 20ª rodada: 5º; 25ª rodada: 5º; 30ª rodada: 4º; 35ª rodada: 4º; Final:
Melhor atuação: São Paulo 3 x Palmeiras 0 (29ª rodada)
Pior atuação: Náutico 3 x São Paulo 0 (17ª rodada)
Turno: 31 pontos, 5º colocado
Returno: 35 pontos, 1º colocado

Comentários