Os goleiros de 2013

Tecnicamente falando, Dida seria um ótimo reserva para Marcelo Grohe. Isso levando em conta o momento de cada um, deixando a história um pouco de lado. Na Portuguesa, o veterano de 39 anos alternou atuações estupendas (contra o próprio Grêmio, no Olímpico) com outras nem tanto. Grohe fez um campeonato inegavelmente superior, sendo mais regular e confiável. Provou definitivamente que tem condições de ser titular do Grêmio - até por não ser mais um guri (tem 25 anos) e já ter sete anos como profissional.

O problema todo é que, salvo engano meu, Dida não vem para ser reserva. Se viesse para compor o plantel gremista, seria perfeito: um goleiro experiente, que já ganhou Libertadores e muito mais, boa influência dentro do vestiário. O Grêmio precisa mesmo de um reserva à altura de Marcelo Grohe, mais experimentado. Dida foi, no final da década de 90, o melhor goleiro do mundo. Não é mais, há algum tempo. Nem mesmo no Campeonato Brasileiro deste ano esteve entre os melhores. Não adianta querer contratar o Dida de 1999 em 2013, 14 anos depois. Seria puro pensamento mágico.

Não que a idade seja um problema: o Grêmio mesmo trouxe Zé Roberto com 38 anos, e ele foi um dos melhores jogadores do país na última temporada. No gol, a idade pesa ainda menos, ainda mais para um goleiro da categoria de Dida. O problema, mesmo, é o momento. É justo que Dida dispute posição com Marcelo Grohe, afinal, é sempre o momento que deveria prevalecer para determinar titularidade ou reserva de quem quer que seja. Então, que sejam os critérios técnicos, e não o carteiraço, que definam quem será o goleiro titular do Tricolor em 2013.

Comentários

Lourenço disse…
Cara, só um comentário: Dida é MUITO AFUDÊ.
Vicente Fonseca disse…
HAHAHA.

Será que ele sai do gol?
Marcelo disse…
Se era pra contratar um dos veteranos em campo ontem, que trouxessem o Zidane. O cara é um monstro!