Sofrimento e alegria dos rubro-negros



Em nenhum momento da tarde deste sábado os promovidos à Série A que faltavam ser definidos deixaram de ser Vitória e Atlético Paranaense. Isso não significa que não tenha sido uma rodada emocionante. Pelo contrário: a volta dos dois rubro-negros à primeira divisão nacional veio com muito drama. Isso porque o São Caetano fez a sua parte, enquanto eles próprios não fizeram.

Vitória e Atlético Paranaense só empataram com Ceará e Paraná, ambos por 1 a 1. O drama foi maior em Curitiba: o time da Vila Capanema teve duas chances claríssimas no fim do jogo, quando um golzinho tiraria o Furacão do G-4 de forma trágica, e colocaria o Azulão. Em Salvador, os cearenses não chegaram a exercer uma grande pressão, mas o histórico do Vitória pesou para o clima tenso. Em 2011, a equipe perdeu o acesso com derrotas inacreditáveis nas rodadas finais. Em 2012, depois de liderar boa parte do campeonato, o time ganhou só um dos últimos seis jogos. Por muito pouco não deixou de subir. Acabou em 4º, e passou só nos critérios de desempate.



Se houve festa no Ecoestádio e no Barradão, o Brinco de Ouro viveu tarde de tristeza generalizada. Além de o São Caetano ter morrido na praia, o Guarani volta ao inferno da Série C, seis anos depois. O Bugre estava garantindo permanência na elite até os 40 minutos do segundo tempo na penúltima rodada, mas levou a virada do CRB em Maceió e caiu junto com os alagoanos ontem, após uma improvável combinação de vitórias do Bragantino e do Guaratinguetá. Dos quatro rebaixados à terceirona, três estiveram na primeira divisão nos últimos quatro anos.

A Série B 2012 termina com a promoção de quatro equipes de tradição, o rebaixamento de dois clubes tradicionais e de outros dois "biônicos". Foi um campeonato onde esses times de empresários acabaram derrotados. O São Caetano não subiu, Ipatinga e Barueri caíram e Guaratinguetá e Boa Esporte foram os últimos que permaneceram, o que aponta uma tendência ruim para 2013. E foi, também, o campeonato dos catarinenses. Todos os três representantes de Santa Catarina terminaram entre os sete primeiros colocados. O Criciúma subiu, Joinville e Avaí não ficaram tão longe. Ano que vem, Figueirense e Chapecoense jogarão a segundona. Um quinto dos times será catarinense. Só São Paulo, com cinco (ou seis, se cair a Lusa) terá mais representantes.

Clássico dos Milhões?
A expectativa de alguns bons jornalistas do centro do país dava conta de que teríamos um bom público no Engenhão para Vasco x Flamengo. Afinal, mesmo os dois não tendo mais o que disputar no Campeonato Brasileiro, era um clássico. O jogo, que acabou empatado em 1 a 1 , recebeu 5.971 torcedores. Desde 2006 o Clássico dos Milhões não recebia menos de 10 mil pessoas. Já Corinthians e Santos, mesmo desfalcados, fizeram um bom jogo, também 1 a 1, mas com um Pacaembu cheio: 36.482 torcedores.

Aliás, falando em público baixo: quantos torcedores receberá o Beira-Rio hoje à tarde para Internacional x Portuguesa?

Comentários

Lique disse…
sofri assistindo o jogo junto com dois torcedores do vitória.

pessimismo depois do ano passado e dos últimos resultados na série B era demais. quando tava 1x0 pro vitória e o são caetano vinha perdendo, um deles falou "perfeito, tem tudo pra dar TUDO ERRADO."

eu falei "que, tu preferia que o vitória estivesse perdendo? relaxa. vai subir."

saio pra ir no supermercado rapidinho, quando volto, tá feito o drama: SCaetano virou e o Vitória tomou um gol. CARAAALHO. Heh. Me sentei na frente do computador e sofri junto. Mas deu, passou, e comemoramos a subida de um time de verdade para a Série A.

Sempre é melhor termos Paysandu, VItória, Bahia, Santa Cruz, Remo, do que times inventados e sem torcida.

E eles ainda comemoraram não terem ficado em VICE, afinal, o Vitória é considerado o time mais vice campeão do Brasil.
Vicente Fonseca disse…
Interessante esse viés do torcedor, que não aguenta mais vices.

E concordo, é sempre bom termos times de verdade em campo. Desde 2010 não temos times inventados na primeira divisão, e em 2013 não será diferentes. A subida do Paysandu é ótima, mas a queda do Guarani é trágica. Mas enfim, Ipatinga e Barueri, que jogarão Série A recentemente, vão pra C ano que vem. ÓTIMO.