Caem os maiores obstáculos

Foi o melhor jogo da Copa Sul-Americana até agora. E uma boa notícia para os brasileiros: o Cerro Porteño, de Jorge Fossati, que sob diversos aspectos se mostrava a maior ameaça ao título de Grêmio e São Paulo na competição, caiu fora do torneio. O problema para os dois tricolores é que o Tigre, que é o vice-lanterna do atual Campeonato Argentino, tem apresentado um retrospecto de ótimas recuperações dentro da competição. Já eliminara o Deportivo Quito após levar 2 a 0 no Equador, e ontem repetiu a história contra os paraguaios.

A torcida do Cerro cruzou a fronteira do Paraguai com a Argentina e invadiu o Monumental de Victoria, na região metropolitana de Buenos Aires, tomando o setor atrás de uma das goleiras. Em 19 minutos, porém, Echeverría, de cabeça, já fazia 1 a 0 para o Tigre, igualando o placar de Assunção e anulando a vantagem. Melhor time, o Cerro Porteño pressionou, criou várias chances de empatar, mas mostrou uma faceta até então desconhecida: fragilidades defensivas. Ontem, a defesa paraguaia vazou demais. Botta fez 2 a 0 no fim do primeiro tempo, Santander ampliou no começo do segundo. Parecia o fim da linha. Parecia.

No melhor estilo Jorge Fossati, os paraguaios deram um sprint no fim do jogo. Aos 27, Salcedo descontou de cabeça. Cinco minutos depois, Fabbro, de falta, marcou um golaço. Dava a impressão de jogo heroico, com cara de quem vem para conquistar um título copeiro, dos guaranis. Até que a defesa falhou de novo, e Donatti fez o emocionante gol da vitória e da classificação, aos 38. Mais um erro de marcação da defesa do Cerro, que deixou três argentinos entrarem livres.

O Tigre cresce muito, demonstra qualidades no mata-mata, mas assusta pouco. É o penúltimo colocado no campeonato local, o que o coloca num mesmo patamar, por exemplo, que o Atlético-GO. Ou seja: não assusta, mas merece cuidados - até por ter um fator local forte, e já demonstrou isso contra equipes tecnicamente melhores.

Outra notícia interessante para os brasileiros é a desclassificação do Independiente. A Universidad Católica não assusta. Embora não seja inferior ao Rojo, tem camisa bem menos pesada. É menos assustador enfrentá-la em Santiago do que ir a Avellaneda. O 2 a 1, em jogo extremamente parelho no San Carlos de Apoquindo, foi conquistado com dois pênaltis tolos da defesa argentina.

Passando pelo Millonarios, o Grêmio tem tudo para fazer a tal "decisão antecipada" contra o São Paulo. Não que o classificado no duelo brasileiro já possa se considerar campeão, longe disso. Mas com certeza o time que passar por este confronto será tecnicamente bem superior ao adversário na finalíssima, seja Tigre ou Católica. Caso mantenham a cabeça, os dois tricolores têm tudo para dar ao futebol brasileiro seu segundo título na Copa Sul-Americana. O maior obstáculo, no momento, parece mesmo o Millonarios - um time superior a argentinos e chilenos.

COPA SUL-AMERICANA 2012 - QUARTAS DE FINAL - JOGO DE VOLTA
TIGRE (4): García; Paparatto, Echeverría e Donatti; Galmarín, Díaz (Escobar), Orbán, Ferreira e Botta; Maggiolo (Leone) e Santander (Ftacla). Técnico: Nestor Gorosito
CERRO PORTEÑO (2): Barreto; Uglessich, Pedro Benítez e César Benítez (Da Silva); Bonet (Rojas), Julio dos Santos, López, Oviedo (Mareco) e Fabbro; Salcedo e Nanni. Técnico: Jorge Fossati
Local: Estádio Monumental de Victoria, Victoria (ARG); Data: quinta-feira, 08/11/2012, 22:45; Árbitro: Martín Vázquez (URU); Gols: Echeverría 19 e Botta 45 do 1º; Santander 6, Salcedo 27, Fabbro 32 e Donatti 38 do 2º; Cartão amarelo: Echeverría, García, Fabbro, Oviedo e Salcedo; Expulsão: Botta

Comentários