Volta da atitude e das vitórias

Fernandão cobrou atitude durante a semana, e o Inter precisava mesmo era disso. Seu diagnóstico a respeito do empate com o Sport e a má situação da equipe no Campeonato Brasileiro estava correto. A zona de conforto no Beira-Rio é, de fato, grande há algum tempo. Só não precisava ter exposto isso em público, para não correr o risco de perder o comando do elenco.

Empenhado, dificilmente o Internacional não venceria o Bahia. O gol logo aos 12 minutos deu a tranquilidade necessária ao time e acalmou os torcedores. Foi o mais importante dos três. Houve algumas complicações no primeiro tempo, logo após o 1 a 0, como o lance em que Elias perdeu cara a cara com Muriel, após falha de Índio. Mas foram cinco minutos de lapso. Logo a equipe gaúcha voltou a comandar o jogo, aproveitando os espaços deixados pelo time nordestino quando este se atirou em busca do empate.

A autoconfiança foi o que matou o Bahia ontem. Não foi um time de salto-alto, mas ao sofrer o 1 a 0 foi para cima e concedeu o contra-ataque a Fred e Forlán. O uruguaio foi um dos destaques do primeiro tempo. O chapéu parece ter servido: foi um dos que mais se empenhou, correu, chutou demais a gol (algumas vezes toscamente) e fez o 2 a 0, de cabeça, após cruzamento de D'Alessandro. No segundo tempo, o golaço de Leandro Damião (que voltou a ser o centroavante com sede de gol em vez de um enfeitado finalizador) matou a tentativa de reação do Bahia e esfriou o jogo. O gol de Kléberson no finzinho foi um prêmio de consolação.

Se as últimas rodadas foram muito ruins, esta foi excelente para o Internacional. Muito, claro, porque ele próprio se ajudou. Dos concorrentes, só o São Paulo ganhou. Botafogo e Vasco tropeçaram, e a distância até o G-4, por mais que a campanha recente colorada seja pífia, segue próximo: 4 pontinhos. E um concorrente saiu ontem definitivamente da briga por Libertadores: o decadente Cruzeiro de Celso Roth.

Para os baianos, a rodada volta a soar o sinal de alerta. Por mais que o trabalho de Jorginho seja excelente até aqui e a equipe venha obtendo ótimos resultados (ainda é a líder do returno), a distância para a zona de rebaixamento volta a ser pequena: os mesmos 4 pontos que o Inter tem em relação ao G-4. Tudo por conta do gol do Sport ontem no finzinho, que reabre a disputa para ver quem disputa a Série B de 2013.

Em tempo:
- O aproveitamento do Inter no Beira-Rio em dias chuvosos neste Brasileiro é de 33,3%. Em dias com tempo bom sobe para 70%. Mais que o dobro. E não é coincidência.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL (3): Muriel; Nei (Élton), Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Ygor (Lucas Lima), Guiñazu, Fred e D'Alessandro; Forlán (Cassiano) e Leandro Damião. Técnico: Fernandão
BAHIA (1): Marcelo Lomba; Madson, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones (Kléberson), Hélder e Gabriel (Cláudio Pitbull); Elias (Lulinha) e Souza. Técnico: Jorginho
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 24/09/2012, 18h30; Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC); Público: 10.690; Renda: R$ 136.070,00; Gols: Fred 12 e Forlán 36 do 1º; Leandro Damião 6 e Kléberson 45 do 2º; Cartão amarelo: Fabrício, Rodrigo Moledo, Lulinha e Cláudio Pitbull

Comentários