Pressão sobre o Independência

O Fluminense não jogou bem, mas venceu. É o que importa nesta altura do Campeonato Brasileiro. Depois de perder em casa para o Atlético-GO, derrotar o Náutico era obrigação absoluta. Conseguiu, fazendo dois gols em menos de cinco minutos e levando pressão no segundo tempo.

O resultado de Volta Redonda joga uma enorme pressão para cima de Atlético-MG e Grêmio. O time de Vanderlei Luxemburgo terá, após este domingo, dois jogos em casa contra Santos e Cruzeiro, que pouco fazem nesta altura da competição, enquanto o Flu tem clássicos contra Flamengo e Botafogo, tabela bem mais indigesta. Mas com uma derrota hoje para o Galo seriam 8 pontos de distância de cariocas para gaúchos, ou 6 pontos (com um jogo a menos) de mineiros para gaúchos. Ou seja: Luxa tem toda a razão em querer tirar a pressão do ombro de seus jogadores, mas perder hoje será, sim, quase o fim do sonho do título brasileiro. Quase, claro. Haverá, ainda, 12 rodadas pela frente. Mas a situação ficaria complicadíssima.

Não há favoritos. O Grêmio vem completo, teve uma semana inteira para trabalhar, algo de que não dispunha desde o início de julho. O Galo entra pressionado com a vitória do Flu, tem desfalques nas duas laterais. É uma partida bem diferente da que ocorreu no Olímpico, há pouco menos de três meses. Ali, o Atlético-MG estava em ascensão, iniciando sua grande arrancada, enquanto o tricolor gaúcho ainda não tinha Elano e estava estreando Zé Roberto, buscando uma formação ideal.

A primavera ajuda
As condições climáticas influem mais do que se pensa no resultado das partidas. Não apenas pelo fato de que times que jogam em casa, que normalmente partem para cima, têm mais dificuldades de impor pressão com gramado molhado. Mas o ânimo da torcida é outro num dia bonito. Ainda mais na situação atual do Inter, com estádio em obras e um clima justificavelmente depressivo.

Hoje é o primeiro domingo bonito em Porto Alegre em algum tempo. E isso pode ajudar o Internacional a derrotar o Bahia. A necessidade de vitória é absoluta. Hoje à tarde jogam São Paulo x Cruzeiro: se der o time paulista, a equipe de Roth está fora da briga pelo G-4; se der o time mineiro, este volta para a briga, mas dá ao Inter a chance de ultrapassar os comandados de Ney Franco. Vasco e Botafogo têm compromissos difíceis contra Ponte Preta e Corinthians. A melhor tabela é a do Inter, por mais que o Bahia seja o líder do returno, e o Colorado um dos lanternas. Mas quem perde pontos para o Sport não pode se dar ao luxo de sequer ponderar a respeito disso.

Um palpite, quase certeza: com empate ou derrota, Fernandão cai.

Pacaembu
Se alguém ainda cogitava o Santos na Libertadores, a Portuguesa tratou de acabar com a ilusão. Os 3 a 1 aplicados pela Lusa no Pacaembu a deixam com 32 pontos, contra 33 do Peixe. Nenhum deles cairá, nem chegará ao G-4. Neymar, é claro, não jogou. Muricy poderia e deveria estar tirando mais deste time. Perdeu muitos jogadores, é claro, mas o desempenho coletivo do Santos é absolutamente lamentável. Há Rafael, Edu Dracena, Arouca, Gérson Magrão, André, todos ótimos jogadores que parecem pernas de pau esperando o gênio para jogarem alguma coisa.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE (2): Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio (Digão) e Carleto; Jean, Valencia, Deco (Wagner) e Thiago Neves (Marcos Júnior); Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga
NÁUTICO (1): Gideão; Patric, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos (João Paulo); Elicarlos, Souza, Martinez e Rhayner; Rogério (Romero) e Kim. Técnico: Alexandre Gallo
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ); Data: sábado, 22/09/2012, 18h30; Público: 8.038; Renda: R$ 111.765,00; Gols: Leandro Euzébio 41 e Fred 45 do 1º; Kim 36 do 2º; Cartão amarelo: Diego Cavalieri, Valencia, Deco, Alemão, Martinez e Kim

Comentários