A diferença do clássico e do campeonato

Mais uma vez, o Fluminense dá toda pinta de que será o campeão brasileiro. Assim como nos jogos recentes contra Portuguesa e Náutico, o Tricolor Carioca jogou mal, foi pressionado, mas ainda assim ganhou. E desta vez em clássico, contra um Flamengo em ascensão, e que fez de tudo para sair do Engenhão com um melhor resultado.

Com Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred, o Fluminense poderia ter jogado bem mais. Mesmo assim, definiu o jogo cedo, na base da qualidade individual. Deco levantou com perfeição, Fred emendou um voleio espetacular, numa desatenção imperdoável da defesa rubro-negra, que o deixou livre. Foi cedo, aos 18 minutos, depois de um bom começo flamenguista na partida.

Passada a primeira meia hora de jogo, o time de Abel Braga já tratou de administrar a vantagem. Muito cedo, de forma precipitada. Chamou o Flamengo para cima e confiou nos contra-ataques, onde Wellington Nem era um perigo constante partindo para cima de Ramon. Só que o tal contra-golpe fatal, que definiria o jogo, não vinha. No segundo tempo, o Flamengo apertou a pressão e encurralou o rival. Atirou-se para cima, deu espaços, mas o Flu não aproveitava.

O resultado foi uma pressão absurda, que durou quase que toda a etapa final. Ibson e Léo Moura movimentavam-se bem, Wellington Silva fazia boa partida em cima de Carlinhos, mas a equipe rubro-negra abusou de perder gols. Houve uma sequência incrível de cinco chances perdidas em um intervalo de 10 minutos. Duas delas foram na pequena área, outra foi o pênalti perdido por Darío Bottinelli. O gol tricolor parecia estar fechado. Tem sido assim neste Campeonato Brasileiro: só 18 sofridos em 27 partidas.

O Flamengo jogou mais, controlou o Fluminense, mas pecou defensivamente em uma das únicas chegadas do Flu, o que, diante da qualidade do rival, é fatal. Além disso, foi muito menos efetivo quando teve as oportunidades. Dorival Júnior foi até melhor, mas Abel tem jogadores superiores. Fred é o melhor centroavante do Brasil no momento, e Diego Cavalieri o melhor goleiro. Eles decidiram a sorte do clássico. E vão ajudando a decidir a do campeonato também.

Em tempo:
- Amaral brigou com a bola o Fla-Flu inteiro. E Diguinho entrou para apenas fazer o pênalti. Difícil saber quem foi o pior.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO (0): Felipe; Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Amaral (Renato Abreu), Ibson, Léo Moura (Darío Bottinelli) e Cléber Santana; Liédson (Nixon) e Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior
FLUMINENSE (1): Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves (Wagner); Wellington Nem (Marcos Júnior) e Fred (Diguinho). Técnico: Abel Braga
Local: Estádio Engenhão, Rio de Janeiro (RJ); Data: domingo, 30/09/2012, 16h; Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ); Público: 30.844; Renda: R$ 768.955,00; Gol: Fred 18 do 1º; Cartão amarelo: Amaral, Vagner Love, Digão, Edinho, Jean, Thiago Neves e Fred; Expulsão: Ramon

Comentários