A Batalha do Desterro

Gílson Kleina estreia pelo Palmeiras como todo técnico novo que entra em um time pressionado, que precisa se recuperar imediatamente: com uma escalação cautelosa. Vai ao Orlando Scarpelli com três volantes: Henrique, Márcio Araújo e Marcos Assunção. É claro: perder para o Figueirense, hoje à tardinha, é uma tragédia, praticamente a consumação do rebaixamento. O problema é que só perder não basta. É preciso derrotar o adversário, mesmo fora de casa, mesmo em sua estreia como técnico no Palestra Itália.

Como o empate não é bom resultado, Kleina muda o time em duas peças. Uma tentativa de surpreender, mas também de mudar o que não vem funcionando. Na lateral direita, Felipão insistiu meses em Artur, um jogador limitado, na prática um zagueiro, mas que deu uma segurança defensiva na Copa do Brasil - embora não tenha dado no Brasileiro. Hoje jogará Corrêa, um meia. A equipe ganhará uma jogada por um lado do campo que estava morto ofensivamente.

É o primeiro passo para deixar o time um pouco menos previsível. E o Palmeiras tem sido previsível demais, há anos. Como Juninho normalmente sobe pela esquerda e Henrique é, na verdade, zagueiro, o esquema pode mudar para o 3-5-2 durante a partida. É uma alternativa interessante, mas que só na prática veremos se dará certo.

No ataque, a saída de Luan dará chance a Maikon Leite começar a partida. É muito mais jogador. Pode formar, com Valdívia e Barcos, um trio infernal. Mas precisa de sequência, algo que nunca teve com Felipão, por mais que fosse muito superior a Luans, Betinhos e Mazinhos que foram escalados nesses meses todos.

Volta Redonda
O líder volta ao cenário onde foi derrotado pelo lanterna na semana passada. Estádio Raulino de Oliveira, sábado, 18h30. Mais uma vez, entra pressionado. A rodada pode ser perfeita para o Fluminense, caso ele vença o traiçoeiro Náutico e Atlético-MG e Grêmio empatem. Mas pode ser um pesadelo se o time de Abel Braga não obtiver o resultado hoje. Depende do próprio Flu.

Série B
Vitória (1º, 54) x Goiás (3º, 49) é o jogão da tarde pela segunda divisão. Ontem, o Joinville (5º, 44) fez 3 a 1 no Paraná (13º, 32) e voltou a se aproximar da briga.

Série D
Hoje teremos o primeiro promovido à terceira divisão no ano que vem. Jogam Friburguense x CRAC, em Nova Friburgo, valendo vaga nas semifinais da Série D. O CRAC venceu por 2 a 0 e só levando três gols de diferença não sobe.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE (3): Jhonatan; Eduardo, Diego Jussani, Linno e Romano (Jaílton); Djair, Glaydson, William (Bruno Tiago) e Ricardinho (Adaílton); Marcinho e Lima. Técnico: Leandro Campos
PARANÁ (1): Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Amarildo, Alex Alves e Fernandinho (Alisson); Ricardo Conceição, Douglas Packer (Marquinhos), Lúcio Flávio, Luisinho e Wellington (Geraldo); Arthur. Técnico: Toninho Cecílio
Local: Arena Joinville, Joinville (SC); Data: sexta-feira, 21/09/2012, 21h; Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ); Gols: Marcinho 1, Lima 5 e Arthur 36 do 1º; Lima 4 do 2º; Cartão amarelo: Jhonatan, Linno, Lima, Amarildo, Ricardo Conceição e Geraldo

Comentários