Passeio de domingo

Houve apenas uma injustiça na tarde deste domingo no Estádio Olímpico: Marcelo Moreno não ter marcado nenhum gol. Poderia ter sido naquele voleio no começo do jogo, pois representaria bem o nível de sua atuação, com direito a três assistências, e do próprio Grêmio, que amassou o Figueirense com um 4 a 0 digno da diferença técnica entre os dois times.

Este jogo deve servir de modelo para cada vez que o Grêmio for enfrentar um adversário fechado. Ao contrário dos últimos três jogos contra equipes assim, o time de Luxemburgo partiu para cima com vigor, acuando o adversário desde sempre. Foram nada menos que 15 oportunidades, 12 delas só no primeiro tempo. O gol teimava em não sair, mas era questão de tempo. E quando Elano fez o 1 a 0, abriu-se de vez a porteira.

Buscando a vitória, Luxemburgo colocou Anderson Pico como opção ofensiva pela ala. Teve atuação para permanecer como titular, com lances de grande categoria e muita dedicação também. Contribui bem mais que Pará, que pode dar resposta melhor que a que Edílson vem dando pela direita. Talvez aí estejam as laterais para o Gre-Nal e o jogo de quarta, contra o Coritiba. Outra aposta que deu certo foi Leandro, autor de dois gols. O guri vem crescendo junto com o time, entrando aos poucos, como um bom reserva - tal qual os experientes Marquinhos e André Lima, que foram muito bem de novo.

O Grêmio faz grande campanha. São 34 pontos, 63% de aproveitamento, o desempenho dos dois últimos campeões brasileiros, mas que parece pouco para título em comparação com a absurda campanha do Atlético-MG. De qualquer modo, são expressivas 11 vitórias antes de chegar à metade do campeonato, e o melhor: lugar garantido dentro do G-4 ao final do primeiro turno. Seja qual for o resultado do Gre-Nal do domingo que vem.

Empate no Canindé
A Portuguesa chega a oito jogos sem derrotas e quatro pontos ganhos contra os gaúchos em uma semana. O primeiro tempo foi morno, com poucas chances de lado a lado. O esquema com dois centroavantes, conforme previmos, não deixou o Inter mais ofensivo. Forlán não conseguia articular sem ter companhia, enquanto Rafael Moura e Leandro Damião tinham que sair da área para não baterem cabeça.

O segundo tempo foi melhor, tanto do Inter como do jogo, que ficou mais movimentado. Forlán deslocou-se mais, mas o Colorado só foi melhor quando Fernandão tirou Rafael Moura e colocou Fred, reequilibrando a estrutura ofensiva do time. Veio o 1 a 0, gol de cabeça do estreante Juan, mas um pênalti (que até agora não vi se houve não, pela falta de um replay que mostre a jogada com clareza) sete minutos depois, aos 36, decretou o empate. Forlán quase desempatou em um daqueles chutaços maravilhosos que fizeram sua Copa perfeita em 2010, mas Dida levou sorte.

De seis pontos fora de casa, o Inter só traz um para Porto Alegre, uma conta bem negativa. Há o Gre-Nal no domingo para compensar estes dois resultados ruins, e a obrigatoriedade de uma vitória. Nem um triunfo faz o time de Fernandão terminar o turno no G-4, e aí está o fato que deixa o Inter muito mais pressionado para ganhar o clássico que o Grêmio.

A rodada
O Atlético-MG ameaçou perder, mas não só não perdeu como ganhou no fim. Os 3 a 2 sobre o Botafogo foram de desanimar qualquer concorrente. São 42 pontos, com um jogo a menos que os demais. Mas insisto: não há como manter o ritmo.

No Rio, ótimo resultado para a Dupla: vitória do Flamengo sobre o Vasco, 1 a 0. O terceiro lugar já está ao alcance do Grêmio, até porque Vasco e Flu se enfrentam no fim de semana, e ao menos um deles perderá pontos, senão ambos. Lá embaixo, mais uma preocupante derrota do Palmeiras, 2 a 1 para o Atlético-GO. O Coxa escapou da zona de rebaixamento ao enfiar 4 a 0 no Cruzeiro de Roth. É a parada dura que espera o Grêmio quarta, pela Sul-Americana.


Comentários

Lique disse…
pico, se mantiver o peso, é uma opçao muito boa pra ambas laterais. e a distância que ele mete naquela cobrança de lateral é incrível, aquilo, se bem treinado, pode pegar muita gente de surpresa. do meio do campo, ele pode colocar na área do adversário.
Lourenço disse…
Eu disse para acreditarem! Eu pedi para acreditarem. Anderson Mito está de volta. Abraço às viúvas do Hidalgo e Bruno Teles.
Davi disse…
Mas será que o bom futebol do Gremio se deveu realmente a melhora do time? figueirense apesar de ser lanterna nao vinha jogando tao mal assim em quase todos os jogos impoe difuculdade ao adversarios criando chances de gol, mas estava descalcado de 5 jogadores e ainda problemas no vestiario, é preciso manter os pes no chao.
Vicente Fonseca disse…
Davi, acho que não se trata de uma melhora do time, mas de uma volta à normalidade. A única atuação ruim do Grêmio nos últimos jogos foi contra a Portuguesa. De resto, quase sempre bons desempenhos e resultados. Estar garantido entre os quatro melhores do turno, com metade do campeonato transcorrida, é o suficiente para sabermos a qualidade da equipe sem correr o risco de avaliações erradas ou sem os pés no chão.

Acho que o que melhorou foi a postura em relação a times mais fracos jogando em casa - com o devido desconto de que o Figueirense é o lanterna e vinha desfalcado. Se o Grêmio tivesse entrado assim contra a Portuguesa, por exemplo, dificilmente teria perdido.
Chico disse…
A Máquina Tricolor deixou o figayrense de quatro! Pra devolver esse time de viados pro inferno da 2º Divisão!
Chico disse…
Moreno acabou com o jogo. Volta triunfal de Pico. Leandro jogou como nunca.
Chico disse…
O melhor: coveiro Marquinhos enterrando o figayrense.