O Arílson rubro-negro

Guardadas as devidas proporções em termos de posição dentro de campo, repercussão mundial e caráter decisivo de um e de outro, podemos dizer que Adriano "Imperador" está para o Flamengo assim como Arílson já esteve para o Grêmio. O jogador formado no clube, que rumou cedo ao estrelato (no caso de Adriano bem maior), mas se perdeu na carreira e, sempre que tudo parece perdido, volta para casa em busca de uma nova chance.

Com Zinho de vizinho e o perdão da nossa redundância, Adriano está pronto para voltar a atuar pelo Flamengo. Diz ele próprio que em um mês estará de volta, em forma, pronto para ajudar. Uma situação que Zinho e Dorival Júnior precisam saber administrar muito bem - e que a direção do Flamengo precisa entender como necessária. Afinal, o próprio Dorival foi demitido do Santos em 2010 quando tentou impor limites a Neymar.

Parece claro que Adriano não tem condições de ser titular, pelo menos não quando retornar, no fim de setembro. É um jogador que não atua há muito tempo (quase um ano), está sem tempo de bola e ritmo de jogo. Jogar todas as fichas nele, mesmo diante das carências de elenco que tem o Flamengo, é suicídio. O desafio será mantê-lo motivado mesmo sabendo que seu aproveitamento entre os onze, se ocorrer, não será neste Brasileirão. Afinal, bem preparado, pode ser muito útil para começar a temporada 2013 em igualdade de condições que os demais, com uma pré-temporada bem feita, e aí sim, pronto para arrebentar.

Não é um erro o Flamengo apostar em Adriano. Trata-se de um jogador muito acima da média, e que vale à pena investir, tentar trazer para o bom caminho novamente. Errado é montar um time pensando nele, ao menos neste primeiro momento. Adriano precisa mostrar serviço, precisa mostrar que quer voltar a ser um grande jogador, antes de começar com regalias em treinos ou de ter a camisa 10 separadinha para ele no vestiário. Mostrando que está a fim, aí sim, o Fla 2013 pode ser projetado com ele no comando do ataque e como centro técnico da equipe.

Se Adriano entender que seu aproveitamento como titular não deve ser imediato, aí, de fato, está mesmo pronto para ajudar.


Comentários