A chance do Vasco

Em alguma rodada, os times de cima iam perder pontos. Foi na de ontem à noite. Se no fim de semana o Vasco foi o único dos cinco primeiros a perder seu jogo (e para outro time da ponta de cima, o Galo), hoje os cruz-maltinos têm a chance bem razoável de serem os únicos dos ponteiros a vencerem seu confronto em toda a rodada.

Além do Grêmio, que perdeu em casa para a Portuguesa, Atlético-MG e Fluminense também deixaram pontos escapar nesta quarta-feira. O time mineiro apenas empatou em 1 a 1 com o Atlético-GO, então lanterna da competição. Uma zebra quase tão forte quanto a que passou no Olímpico, afinal, o Galo normalmente passaria por cima do adversário, como fez com o Sport, por exemplo. O Flu, no entanto, não fez feio. Tinha um jogo difícil e empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, fora de casa. Foi mais ponto ganho que dois perdidos. Mas ainda assim perdeu dois, na implacável matemática do campeonato.

O Vasco tem tudo para voltar à vice-liderança hoje à noite. Pega um Coritiba em mau momento, no São Januário. Vencendo, chega a 37, contra 36 do Flu e 39 do Atlético-MG. A distância para o quarto lugar pode ser de cinco pontos, a menos que o Internacional vença o Corinthians no Pacaembu e chegue aos 33. O problema é que o Colorado vai muito desfalcado para esta partida - a exemplo do Timão, é bom frisar.

Ainda sobre a rodada de ontem, assisti ao segundo tempo da goleada aplicada pelo Náutico, 3 a 0 sobre o São Paulo. Minha aposta, tendo visto alguns jogos do Timbu, é que ele não só não cairá como não deve correr grandes riscos de rebaixamento nesta temporada, ao contrário do rival Sport, que faz péssima campanha e começa a se encaminhar para a segunda divisão. Em primeiro lugar, porque nunca ficou entre os últimos até agora, em 17 jogos. Em segundo, porque tem jogadores experientes, que formam coletivamente uma boa equipe. Em terceiro, porque vai muito bem nos Aflitos, apesar de ser horroroso longe dele.

Já o São Paulo, sem Lucas e Luís Fabiano, praticamente inexistiu. Tem bala para se manter na ponta de cima, mas G-4 é complicado.

Comentários