Um título e uma vaga em jogo

É inegável que a Sul-Americana ganhou dois impulsos em território brasileiro nos últimos anos. O primeiro foi a partir do título do Internacional, em 2008. Todos começaram a enxergá-la com outros olhos a partir dali, e daquele ano para cá somente em 2011 não houve finalista brasileiro. O segundo foi a concessão de uma vaga ao campeão para a Libertadores, algo que eu não concordava à época, mas que deixou a competição inegavelmente mais atraente.

A Sul-Americana começa hoje com dois jogos: Tacuary x Cobreloa e, o mais interessante deles, Danubio x Olímpia. Quinta já temos um interessante duelo entre o vice-campeão chileno, O'Higgins, e os donos do Paraguai, Cerro Porteño. Semana que vem os brasileiros dão as caras, com Coritiba x Grêmio, na terça, dando início à peleia. São os brasileiros e argentinos, aliás, os principais candidatos à conquista. A LDU, desta vez, não pode atrapalhar os planos, já que não disputa a competição.

Mas então, quem pode estragar a festa de Palmeiras (que até pode tirar o pé, por já estar na Libertadores), Botafogo (bom time), Grêmio (bom time e elenco), Tigre (um dos melhores no Clausura argentino), Racing (está contratando muito bem), Independiente (campeão de 2010), São Paulo (ótimos jogadores) ou outra equipe destes dois países que estiver mal no campeonato nacional e dê atenção prioritária ao torneio? Há alguns candidatos.

O principal deles é a Universidad de Chile, campeã do ano passado, semifinalista da Libertadores deste ano e tricampeã chilena. O Nacional, bicampeão uruguaio e de campanha fiasquenta na Libertadores, tem sede de recuperação. O Cerro Porteño, campeão paraguaio e com o copeiro Jorge Fossati na casamata, é outro. Seu rival, Olímpia, disputou a Libertadores, conhece o caminho das pedras e sonha repetir o Independiente de 2010. A Universidad Católica tem suas ferramentas. E o Emelec, que foi bem na Libertadores, pode surpreender de novo.

COPA SUL-AMERICANA 2012
Clubes: 46
Favoritos: Grêmio, São Paulo e Universidad de Chile
Correm por fora: Cerro Porteño, Botafogo e Racing
Podem chegar: Deportivo Quito, O'Higgins, Nacional, Olímpia, Emelec, Universidad Católica, Palmeiras, Coritiba, Tigre e Independiente
Candidatos a zebra: Guaraní-PAR, Millonarios, Cobreloa, Deportivo Táchira, Deportes Iquique, Barcelona-EQU, Liga de Loja, Danubio, San Martín, Liverpool-URU, Tolima, Argentinos Juniors, Colón, Bahia, Atlético-GO e Figueirense
Figurantes: Guaraní-PAR, Oriente Petrolero, Inti Gas, Tacuary, León Huánuco, Aurora, Cerro Largo, La Equidad, Mineros Guayana, Monagas, Unión Comercio, Envigado, Universitario Sucre, Blooming e Deportivo Lara

Fórmula: a primeira fase reúne equipes de todos os países sul-americanos, exceto Brasil e Argentina, que se enfrentam em duelos domésticos já pela segunda fase. Nesta, serão decididos os confrontos de oitavas de final, fase que já tem a Universidad de Chile, campeã do ano passado, garantida. Todos os confrontos são em mata-mata, até a grande final. O campeão garante vaga na Libertadores 2013.

Maior campeão
Boca Juniors - 2 títulos

Últimos 10 campeões
2002 - San Lorenzo
2003 - Cienciano
2004 - Boca Juniors
2005 - Boca Juniors
2006 - Pachuca
2007 - Arsenal Sarandí
2008 - Internacional
2009 - LDU
2010 - Independiente
2011 - Universidad de Chile

Aposta do Carta na Manga para 2012: Cerro Porteño

Comentários