Os confrontos eliminatórios entre Grêmio e Coritiba

Em partidas oficiais, Grêmio e Coritiba já se enfrentaram 55 vezes, contando o jogo do último sábado. A vantagem é toda gremista: são 30 vitórias, 12 empates e só 13 derrotas. Quando o assunto é mata-mata, a superioridade do time gaúcho também é flagrante. Foram quatro confrontos, válidos por Copa do Brasil, Copa Sul e Taça Brasil. Destes, em apenas um o Coxa eliminou o Tricolor. São mais de cinquenta anos de histórias, que ganharão um novo capítulo a partir de hoje à noite.

Taça Brasil 1960: nas oitavas de final, Grêmio e Coritiba se encontraram e fizeram um duelo muito equilibrado. No Belford Duarte, o antigo Couto Pereira, empate em 1 a 1. No Olímpico, novo empate: 3 a 3. Mais uma partida foi disputada no campo gremista, para desempatar. Um novo 1 a 1 deu ao Grêmio a classificação, de acordo com o regulamento da época.

Copa do Brasil 1991: três dias depois de ser rebaixado à Série B, o Grêmio entrava em campo para disputar a semifinal da Copa do Brasil. No Couto Pereira, Caio abriu o placar para os gaúchos, mas Hélcio, que jogara pelo Tricolor um ano antes, empatou. Na volta, um novo gol de Caio deu a vitória ao Grêmio por 1 a 0 e o direito de disputar a decisão contra o Criciúma.

Copa Sul-Minas 2001: único triunfo do Coxa. Depois de dois equilibrados confrontos na primeira fase, as equipes voltariam a se enfrentar para mais dois confrontos nas semifinais. Em 2001, Grêmio e Coritiba jogaram sete vezes, quatro delas entre janeiro e março. No Olímpico, a equipe paranaense saiu ganhando com um gol contra de Marinho, mas o Grêmio virou o jogo com Rodrigo Mendes e Fábio Baiano, este a oito minutos do fim. Picoli, ex-Juventude, empatou no finzinho da partida. No Couto Pereira, vitória do Coritiba por 1 a 0, num golaço de Fabinho de fora da área.





Copa do Brasil 2001: o Grêmio se vingaria da eliminação na Sul-Minas naquele mesmo ano. Repetindo o feito de dez anos antes, eliminou o Coxa nas semifinais da Copa do Brasil. No Olímpico, saiu perdendo em um golaço de Ânderson, mas teve forças para virar com uma grande atuação, mesmo sem Marcelinho Paraíba, com gols de Warley, Zinho e Ânderson Lima. No Couto Pereira, um gol de Zinho carimbou o passaporte para a sétima final do clube na história do torneio.




Comentários

Anônimo disse…
Essa Copa do Brasil de 2001 daqui a pouco vai ficar marcada como o "Maracanazo" do Grêmio, como última conquista relevante. Porque o Uruguai ao menos ganhou Copa América...
Sancho disse…
Sempre esqueço dessa Sul-Minas no nosso currículo de 2001...
Vicente Fonseca disse…
Essa Sul-Minas foi aquela do jogo dos seis pênaltis marcados pelo Evandro Roman: Figueirense 3 x 4 Grêmio.