O possível

O Inter fez tudo o que esteve ao seu alcance em Belo Horizonte. Enfrentava o líder do Campeonato Brasileiro, estava repleto de desfalques e viu seu principal jogador ser expulso com meia hora de jogo. Dificilmente teria melhor sorte do que a que teve. Mesmo assim, jogou até o fim. O Atlético-MG só matou o jogo já nos descontos, o que não deixa de ser um elogio.

É bem verdade que o time não evoluiu nada com Dorival Júnior nos últimos meses, e nem mesmo as lesões, convocações ou o que quer que seja podem servir de desculpa para isso. Mas hoje não havia o que fazer. O Inter começou o jogo bem, encarando o Galo, apesar de tudo. Logo, a equipe de Cuca foi impondo sua maior qualidade e dominando a partida. A expulsão de D'Alessandro minou o que restava de chances de obter um resultado positivo (leia-se: empate). O argentino decepciona, e muito, em 2012.

O gol atleticano era questão de tempo, e veio com Guilherme, num azar de Muriel a la Carlos na Copa do Mundo de 1986. Com um a mais, o Galo tocava a bola com paciência, utilizava-se de Réver (ótima volta) como elemento surpresa, mostrava mecânica de jogo compreensivelmente muito superior. Quando Leonardo Silva ampliou a vantagem com seu golaço, no início do segundo tempo, a impressão era de que viria uma goleada.

Só que aí veio o gol de Fred, que recolocou o Inter no jogo. E o Colorado encarou o Atlético-MG, que se enervou com o gol sofrido. Sobrava abnegação, sobretudo ao onipresente Guiñazu, mas faltava qualidade. Jajá até tentou, mas Dagoberto, de quem muito se espera, ainda deve um par de atuações convincentes com a camisa rubra. Desde que chegou, contam-se nos dedos seus bons jogos.

O discurso de Luciano Davi após o jogo é perfeito: não dá para criticar a atuação do descontado time de ontem, mas a posição na tabela incomoda, sim. O Inter já está há 9 pontos do Atlético-MG. Está descontado, atuará muito desfalcado por mais um tempo, mas mesmo o campeonato por pontos corridos, por mais longo que seja, não permite tantos tropeços. Domingo há o Atlético-GO, lanterníssima, no Beira-Rio. Vitória mais que obrigatória. O que dá para fazer no momento é não se distanciar tanto do G-4 até que os reforços estreiem. Porque, se a diferença crescer ainda mais, nem com craque da última Copa em campo o jejum de 33 anos acaba.

Em tempo:
- Não dá para saber o que D'Alessandro disse ao fraquíssimo árbitro paulista. Tem que ser algo grave, ou a expulsão não se justifica. O fato de ele ter pedido desculpas ao elenco pela expulsão, revelado por Davi após o jogo, pode ser sintomático neste sentido. Certo, mesmo, é que depois da arbitragem de domingo, Marcelo Aparecido de Souza deveria ter pegado uma senhora geladeira. E não ser contemplado com mais um jogo, no mesmo estádio, para cometer possivelmente o mesmo tipo de erro.

Campeonato Brasileiro 2012 - 10ª rodada
18/julho/2012
ATLÉTICO-MG 3 x INTERNACIONAL 1
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Público: 19.181
Renda: R$ 763.245,00
Gols: Guilherme 46 do 1º; Leonardo Silva 15, Fred 19 e Escudero 46 do 2º
Cartão amarelo: Marcos Rocha, Réver, Pierre, Guiñazu e Dagoberto
Expulsão: D'Alessandro 37 do 1º
ATLÉTICO-MG: Victor (5,5), Marcos Rocha (7), Leonardo Silva (7), Réver (6,5) e Júnior César (6); Pierre (6,5) (Fillipe Soutto, 28 do 2º - 5,5), Leandro Donizete (6), Danilinho (5,5) (Escudero, 24 do 2º - 6) e Ronaldinho (6); Bernard (6,5) e Guilherme (6,5) (Leleu, 39 do 2º - sem nota). Técnico: Cuca
INTERNACIONAL: Muriel (6), Edson Ratinho (5,5), Bolívar (6), Índio (5) e Fabrício (4,5); Elton (5,5), Guiñazu (7), Lucas Lima (4,5) (Fred, intervalo - 5,5), D'Alessandro (3,5) e Otávio (4) (Mike, 18 do 2º - 5); Dagoberto (4) (Jajá, intervalo - 5). Técnico: Dorival Júnior


Comentários

Igor Natusch disse…
O árbitro é deploravelmente ruim. Fez uma cirurgia sem bisturi no Grêmio no último domingo (o que não mudou tanto a historia do jogo, felizmente) e agora operou o Inter com uma expulsão estranhíssima. Ou o D'Alessandro ofendeu pesado o juiz (o que não parece) ou foi a já conhecida "expulsão por sotaque", tão aplicada de diferentes maneiras em tempos idos.

Quanto a Dorival Jr... Concordo que a derrota de ontem não entra na conta dele, mas as derrotas NUNCA entram na conta dele e, vejam só, seguem acontecendo. Ou seja, FICA DORIVAL (risos)
arbo disse…
concordo com tudo, inclusive falei em "geladeira" no comment do impedimento. mas o d'ale foi lá PEDIR a expulsão.
Sancho disse…
A expulsão foi pelo peitaço. Os jogadores do Inter foram reclamar, e o juiz seguidamante batia com a mão no peito. E é inegável a pechada do Cabezon...
Vine disse…
Só eu achei uma boa arbitragem no jogo de ontem? Pra mim, ele foi ótimo, o D'alessandro que enlouqueceu, fez uma falta de amarelo totalmente desnecessária e peitou o árbitro. Muito bem expulso. Aquele protetor nos dentes deve ter pressionado o ENCÉFALO do jogador, fazendo com que ele perdesse 'el cabezon'...
Vicente Fonseca disse…
Não entendi o protetor nos dentes que o D'Alessandro usou. Mas o árbitro é péssimo. Não dá pra saber se a expulsão foi justa ou não, porque não temos acesso ao que o D'Alessandro falou pro juiz, mas ele não poderia ter apitado ontem depois da lambança que fez no domingo.

Eu geralmente acho que as pessoas exageram quando falam mal das arbitragens, que em alguns jogos vão bem mesmo. Mas neste ano, especialmente, tenho notado um nível baixíssimo.
Vine disse…
Realmente, a qualidade da arbitragem decaiu muito. E ele não deveria estar apitando tão cedo. Ao menos acertou na expulsão.

E o D'alessandro tava usando aquele protetor porque colocou aparelho nos dentes recentemente. Quem já usou sabe como fica frágil...