Líder, por ao menos uma noite

Doce foi a noite dos torcedores vascaínos. Viram seu time ganhar um clássico e assumir a liderança do Campeonato Brasileiro - mesmo que hoje o Atlético-MG (2º, 28) deva recuperá-la. O 1 a 0 sobre o Botafogo (8º, 17) foi conquistado com um gol de Alecsandro aos 41 minutos do segundo tempo, em ótima jogada de Juninho e erro da defesa botafoguense - dois foram em cima do pernambucano, deixando o centroavante completamente livre para estufar as redes pela oitava vez no Brasileirão.

O Fogão vive fase instável. Foi a segunda derrota seguida da equipe, a quarta partida sem vitórias e a terceira sem marcar gols. O alvinegro despencou do quarto para o oitavo lugar na tabela, e já vê o rival 12 pontos à frente. Seedorf, claro, não tem culpa de nada. Sábado à noite, o holandês deve conhecer sua primeira vitória com a equipe, que receberá o vice-lanterna Figueirense (19º, 8), no Engenhão. Há time em General Severiano.

A rodada teve dois jogaços. Nos Aflitos, o Coritiba (14º, 12) virou para cima do Náutico (12º, 13) e conquistou uma vitória por 4 a 3, espantando a crise e embalando para pegar o Grêmio. O mesmo resultado foi conquistado pelo então lanterna Atlético-GO (18º, 8) diante do São Paulo (7º, 19) - o jogo chegou a estar 3 a 0 e 4 a 1 para os goianos, mas ficou dramático. No Pacaembu, o Corinthians (10º, 15) ganhou outra: 2 a 0 sobre o Cruzeiro (6º, 20). Ambos vão começando a se aproximar do lugar que devem ocupar na tabela, pelos times que possuem. Em Campinas, Ponte Preta (9º, 16) e Sport (13º, 13) ficaram no 1 a 1.

Hoje, o Atlético-MG (2º, 28) deve assumir a liderança. Precisa derrotar o empobrecido Santos (16º, 10), rei do empate do Brasileirão, no Independência. O Palmeiras (15º, 10) tem a chance de ganhar a segunda seguida ao receber o lanterna Bahia (20º, 8) e o Flamengo (11º, 15) tem tudo para conquistar certa tranquilidade. Basta derrotar a fraca Portuguesa (17º, 9), no Rio.

A média de público da quarta-feira foi muito boa para jogos à noite, batendo na casa dos 16 mil torcedores. O maior foi no Pacaembu, onde 30 mil viram Corinthians x Cruzeiro. O Timão tem a melhor média de público do campeonato, com 24,8 mil torcedores por jogo. O Grêmio vem logo atrás, com 23,7 mil.

Em tempo:
- Fato agora oficial, a venda de Oscar ao Chelsea estava consumada há algum tempo. Um excepcional negócio que faz o Inter. Vende um jogador muito promissor, mas por um preço muito acima do comum, mesmo para jogadores deste nível. Há opções de sobra para esta posição no Beira-Rio: Dátolo, D'Alessandro, Dagoberto e até Forlán. E dá para segurar Leandro Damião por mais algum tempo.

- O Liverpool-URU conquistou um ótimo 3 a 0 sobre o Universitário Sucre e leva ótima vantagem para o jogo de volta na Bolívia. Em quatro jogos, a Copa Sul-Americana viu ontem seu segundo 0 a 0, entre Deportivo Táchira e Barcelona-EQU. Hoje é o encerramento da primeira semana de jogos, com Guaraní-PAR x Oriente Petrolero, Aurora x Cerro Largo e um bom confronto entre O'Higgins x Cerro Porteño (Fox Sports, 21:30).


Comentários

Rober disse…
Vicente.

Não esqueçam de comentar sobre o futebol feminino nas Olimpíadas. As meninas merecem.
Até.
Vicente Fonseca disse…
Merecem mesmo, Rober. Merecem mais atenção do que sempre costumo dar, pois não acompanho tanto o futebol feminino. Mas tentarei dentro do possível tecer algumas considerações sobre o que vejo.

Abraço!