Lá vem o campeão

O grande destaque da rodada desta quarta-feira foi o Corinthians (13º, 11). O campeão da América não tomou conhecimento do Flamengo (10º, 15) e patrolou o Rubro-Negro em pleno Engenhão (15 mil): 3 a 0. Douglas, agora titular com a saída de Alex, foi o melhor em campo, marcando dois gols. Danilo fez outro, um golaço.

O resultado pode precipitar a queda de Joel Santana na Gávea, mas o Flamengo precisa ter calma. É inaceitável sofrer uma goleada em casa no Campeonato Brasileiro, mas o fato é que o Corinthians é muito superior tecnicamente. Joel fez um mau começo de ano, caiu cedo na Libertadores e no Carioca, mas faz um Brasileirão dentro do razoável. Outro técnico não tirará muito mais deste elenco, que é bastante enfraquecido em relação aos últimos anos.

O Timão, por sua vez, cresce. Já são duas vitórias consecutivas, esta para não deixar dúvidas. Em breve, se juntará à metade de cima da tabela. Título? Por mais que faltem 28 rodadas, são 14 pontos e 12 concorrentes à sua frente. O importante é fazer um bom campeonato, que mantenha o time em nível competitivo até o Mundial Interclubes, em dezembro. Tite certamente não cometerá os erros de Celso Roth e Muricy Ramalho em 2010 e 2011.

São Paulo: excelente vitória do Vasco (2º, 23) em pleno Morumbi (10 mil). O 1 a 0 deixa os cariocas ainda ao alcance em relação ao Atlético-MG e representam uma ótima vitória fora de casa, que pouquíssimos conseguirão. O gol foi de Fagner. Luís Fabiano, contestado pela torcida, já repensa sua continuidade no Tricolor.

Santos: o Peixe (14º, 10) é o Rei do Empate no Campeonato Brasileiro. Ontem ocorreu mais uma saga sem suas principais estrelas: o segundo 0 a 0 seguido, agora com o Botafogo (5º, 17), que deixou a zona da Libertadores. Apenas 9 mil pagantes na Vila Belmiro.

São Paulo: boa vitória do Cruzeiro (6º, 17), que precisava mesmo de recuperação, após três derrotas consecutivas. Os 2 a 0 sobre a Portuguesa (15º, 8) vieram com gols de Wellington Paulista e Diego Renan. Aos poucos, a Lusa vai indo para onde seu time permite, que é a zona de rebaixamento. Pouco mais de 2 mil pagantes no Canindé.

Recife: excelente vitória do Náutico (11º, 13), que vai se mantendo longe da zona de rebaixamento com uma campanha bem razoável para quem entrou com o intuito principal de não cair. Na reestreia do ídolo Kieza, a equipe fez 3 a 0 na sólida Ponte Preta (9º, 15), que vinha em ascensão e se aproximava do G-4. Kieza fez dois, em noite de gala no reencontro com os 13 mil torcedores nos Aflitos. Souza fez o outro.

Segundona Gaúcha
O Esportivo está de volta à elite do futebol gaúcho. O tradicional time de Bento Gonçalves derrotou o Guarany de Camaquã por 2 a 0 fora de casa ontem à tarde e conquistou o acesso com uma rodada de antecedência. O título da segundona está praticamente confirmado, ainda mais depois da derrota do União para o Passo Fundo, por 2 a 0.

O Tivo tem 10 pontos, contra 7 do União e 5 de Passo Fundo e Guarany. As outras três equipes têm chances de subir. O União sobe se vencer o Guarany em Frederico Westphalen. O Passo Fundo precisa vencer o Esportivo em Bento e torcer para que o União não vença. Já o Guarany sobe se vencer o União e o Passo Fundo não vencer. A rodada ocorre domingo, às 15:00.


Comentários

franke disse…
Não gosto do Corinthians, mas torço - em nome do FUTEBOL - para que o Tite puxe o time para tentar o título. O campeonato gigante justamente possibilita grandes reviravoltas e o Corinthians tem justamente aquilo que mais é necessário no brasileirão: equipe coesa, harmônica e constante.