Cem anos de Brasil

O mais famoso clássico do futebol brasileiro completa hoje 100 anos de história. Na verdade, foi ontem que a vitória do Fluminense sobre o Flamengo por 3 a 2, o primeiro Fla-Flu de todos os tempos, completou um século de existência. Mas hoje haverá o clássico comemorativo que, a exemplo do Gre-Nal em 2009, ocorrerá justamente no fim de semana onde a partida fecha seu centenário.

Para hoje, o Fluminense está melhor preparado. Tem mais time, vive melhor momento e pode assumir a liderança caso derrote o Rubro-Negro. Uma pena, somente, o fato de este clássico histórico não estar sendo disputado no Maracanã, palco de 220 dos 380 jogos entre estes dois gigantes do futebol carioca. Que as torcidas honrem a história do Fla-Flu e compareçam em peso ao Engenhão hoje. O estádio pode não merecer, mas o Fla-Flu merece.

Atlético-MG (1º, 16) x Portuguesa (13º, 8): Victor e Dida, os dois goleiros, são os grandes destaques da partida. O ex-arqueiro gremista fará sua estreia pelo Galo, enquanto o camisa 1 do Brasil na Copa de 2006 está invicto no gol da Lusa: em dois jogos, contra São Paulo e Santos, não levou gols.

Figueirense (15º, 7) x Vasco (2º, 16): Loco Abreu ainda não estreia pelo Figueirense, mas a necessidade de vitória para os catarinenses é implacável. No Vasco, que briga pela liderança, Diego Souza pode estar dando seu adeus ao clube.

Santos (18º, 5) x Grêmio (7º, 12): rei do empate (cinco em sete jogos) do Campeonato Brasileiro, o Santos quer buscar sua primeira vitória jogando em casa contra o irregular Grêmio. Ao tricolor, empate não será mau resultado, embora a vitória seja o único placar que minimize a derrota para o Galo em casa na última rodada. Após o jogo, os clubes devem trocar Elano e Miralles. Bom negócio para ambos.

São Paulo (8º, 12) x Coritiba (14º, 7): dez dias após ser eliminado pelo Coxa na Copa do Brasil, o São Paulo busca a vingança para ficar perto do G-4. O time paranaense, de olho na final com o Palmeiras, vai cheio de reservas. Tcheco deve fazer seu último jogo como titular na carreira. Pode ser sua última partida como profissional, também.

Ponte Preta (11º, 9) x Palmeiras (17º, 5): com campanha razoável até agora, a Ponte Preta precisa aproveitar o fato de o Verdão vir com reservas para pontuar, deixar a zona de rebaixamento para trás e fixar-se na faixa da Sul-Americana. O Palmeiras, com a cabeça toda na decisão com o Coxa, deve vir desfigurado - pela última vez.

Sport (12º, 8) x Corinthians (19º, 4): ainda em clima de festa pelo maior título de sua história, o Corinthians vai a Recife sem seus titulares. Nem mesmo o técnico Tite estará presente, o que contradiz o discurso de a equipe quer se recuperar para ainda brigar pelo título brasileiro. É a chance de ouro para o mediano Sport vencer e somar 3 pontos que não estavam na conta no começo do campeonato.

FLUMINENSE X FLAMENGO
380 jogos
119 vitórias do Fluminense
137 vitórias do Flamengo
124 empates
511 gols do Fluminense
562 gols do Flamengo
Último jogo: Flamengo 2 x 0 Fluminense, Campeonato Carioca, 11/03/2012
O Flamengo não perde desde 26/05/2010 (6 jogos).

Comentários