Bom negócio

Um negócio só é realmente bom quando todas as partes nele envolvidas se beneficiam. Neste caso, a troca entre Grêmio e Santos, entre Elano e Miralles, se encaixa perfeitamente nestas condições.

O negócio é bom para o Santos. A equipe vive um processo de desmanche, e recentemente perdeu Borges e Alan Kardec. Precisa de atacantes, e Miralles é um nome que há tempos frequenta a lista de reforços na Vila Belmiro. O Peixe tentou contratá-lo, mas o perdeu para o Grêmio, após a Libertadores do ano passado. É desejo antigo, portanto, e uma necessidade imperiosa de um plantel que se vê diminuído. Com Neymar ao lado, Miralles pode funcionar muito bem. Lembram de Basílio com Robinho? Pois é.

O negócio é bom para o Grêmio. Elano chega para preencher uma lacuna no elenco, que parecia solucionada com a contratação de Fábio Aurélio, lesionado até janeiro. É um jogador que poderá manter o 4-4-2 em losango, formando com Souza a segunda linha de volantes-meias, à frente de Fernando, atrás de Zé Roberto. É tecnicamente muito superior a Léo Gago e Marco Antônio, excelente cobrador de faltas, trabalhou com Luxemburgo e tem currículo vencedor, com a experiência de uma Copa do Mundo na bagagem. Um dos principais reforços gremistas nos últimos anos.

O negócio é bom para Miralles. O argentino nunca se firmou em Porto Alegre, está desgastado com o clube, com a diretoria e com Luxemburgo. Só a torcida, timidamente, ainda o apoiava. Miralles não é mau jogador, ou não teria feito aquela bela Libertadores em 2011 pelo Colo Colo. Seu caso é tipicamente o de alguém que precisa de uma mudança de ares. Quem sabe no Santos, que tanto o quer, ele não encontra a felicidade que nunca alcançou em Porto Alegre?

Por fim, o negócio também é bom para Elano. Tão desgastado no Peixe como Miralles no Grêmio, o meia corria o risco de borrar sua bela história de conquistas com a camisa santistas pelos péssimos desempenhos dos últimos meses. Desde que fracassou com a seleção na última Copa América, Elano não reencontrou seu futebol. No Olímpico, com Luxemburgo, e num clube que tem por história recuperar jogadores em má fase, o meia tem tudo para recomeçar uma boa fase na carreira.

Comentários

Lourenço disse…
Nao há nenhuma garantia de que Elano vá dar certo, de que Miralles dará errado. Mas não entendo quem não acha isso um bom negócio para o Grêmio. Acho que foi o Wianey que disse que o Grêmio se desfazia de seu melhor atacante para ficar com um ex-jogador. Absurdo, Elano era jogador de Seleção até ano passado, realmente está num ano ruim, mas é um grande jogador e tem só 31 anos, joga bem na posição que o Grêmio precisa. Miralles NUNCA jogou bem no Grêmio 3 jogos seguidos, é um jogador que se mostrou totalmente desinteressado, parece um jogador sem alma.


Não entendo a simpatia - imagina a idolatria - de certa parte dos gremistas pelo Miralles. Eu até entendo quando um jogador que não joga nada é idolatrado, mas esses jogadores costumam ser aguerridos, marqueteiros, batem no peito e enganam a torcida. Pelo menos, fingem. Miralles nem isso, nem hipócrita ele é.
Vicente Fonseca disse…
Elano fez uma excelente Libertadores no ano passado, e ainda foi artilheiro do Campeonato Paulista, mesmo sendo meia. É um absurdo dizer que se trata de um ex-jogador, ainda mais na semana onde o Inter traz um craque de 33 anos.

E Miralles melhor atacante do Grêmio? Sério, não sei de onde vem esse encanto pelo argentino...
Igor Natusch disse…
Dizer que Miralles é o melhor atacante do Grêmio é caso para PINEL, convenhamos.

E dizer que Elano é ex-jogador está bem perto de merecer tratamento psiquiátrico também. Imagino que Zé Roberto seja um DECANO, então. Absurdo isso de achar que qualquer jogador com mais de 30 e em má fase é ex-jogador. Devem ser os mesmos alucinados que acharam ótimo Victor ir embora, entre outros motivos, por ele já estar "ficando velho" com 29 anos.

Elano é uma boa aquisição. Não sei se dará certo, mas é uma boa aquisição. Está exatamente no mesmo patamar de Zé Roberto e Kleber, por ex - duas aquisições que ninguém sabia quão certo dariam, mas que ainda assim eram bons acréscimos ao Grêmio.
Mário disse…
Não dá pra discutir seriamente uma afirmaçao do Wianey. Elano tem boas chances de dar certo, embora me preocupe a falta de um meia com mais vigor e com possibilidade de acelerar o jogo quando necessário. Talvez por isso noticiem tanto a busca por um "atacante de velocidade".

Quanto ao Miralles, sinceramente, acho que dará errado seja onde for: teve uma carreira fraca que deu certo por dois anos no Colo-Colo. Vendo-o em campo, parece ser um jogador displicente e de cintura dura. Tecnicamente, acho-o fraco. A grande jogada era a puxada pro meio batendo de chapa, o que fez com sucesso 3 vezes em 1 ano de Grêmio. Muito pouco.

Em suma: Elano pode até não dar certo, mas Miralles nunca deu e, pelo visto, não daria mesmo.