Tudo certo no ensaio

O Grêmio fez exatamente o que tinha de fazer: aproveitou o fato de o Corinthians ter vindo com reservas a Porto Alegre para vencer o jogo, subir na tabela, ganhou moral para quarta-feira, deu ritmo a quem vinha de lesão e o principal, não sofreu desgaste físico. O fato de ter resolvido o jogo cedo facilitou a vida dos comandados de Luxemburgo na busca de seus objetivos.

O Timão é lanterna com esta equipe, mas ela não é ruim, ainda mais para um nível de time reserva. Os primeiros minutos demonstraram isso: sem saber se colocava o pé no acelerador para matar o jogo ou mantinha o freio de mão puxado para não se desgastar para a decisão com o Palmeiras, o Grêmio tinha dificuldades. O Corinthians marcava muito forte, complicava a saída de bola gremista e se fechava decidido a não dar espaços. Mais ou menos o que o Verdão deve fazer quarta-feira.

A estratégia para furar o bloqueio foi a mesma que a equipe de Luxa tem utilizado nos últimos jogos, sempre com sucesso: paciência e posse de bola. O Grêmio se assemelha à seleção de Parreira, em 1994, neste aspecto: roda a bola de um lado para o outro, sem brilho, mas com muita paciência e pragmatismo. Isso pode irritar os torcedores em determinados momentos, mas dificulta o contra-ataque adversário. Assim, a equipe praticamente não corre riscos defensivos. Hoje, Victor fez pouco mais que intervenções - uma grande defesa, em chegada de Willian. O time não sofre gols há quatro jogos.

Marco Antônio abriu o caminho para a vitória com um golaço aos 21. Um gol de certa forma achado, pois o jogo era muito difícil. Não foi uma bola trabalhada, mas a abertura do placar facilitou demais a vida gremista no jogo. André Lima ampliou aos 28, escancarando a superioridade azul, que seria verificada durante todo o primeiro tempo. Algumas atuações se destacavam, como as de Miralles, Fernando e especialmente Souza - terceiro jogo seguido onde ele é um dos melhores em campo.

O segundo tempo foi de administração de resultado e de forças. Sem chances de sequer ameaçar empatar, o Corinthians não causou transtornos. O Grêmio, cada vez que forçava um pouco, chegava próximo de marcar. Kleber jogou 45 minutos, não foi tão bem quanto em Goiânia, embora tenha usado bem o corpo em um lance e sofrido um pênalti em outro - além de perder um gol feito. Não deve começar contra o Palmeiras. Miralles parece presença certa. Marcelo Moreno, se tiver condições (sentiu o ombro no jogo da Bolívia pelas Eliminatórias), será o centroavante.

Fato é que o Grêmio alcança sua sétima vitória nos últimos oito jogos, é 3º colocado no Brasileiro mesmo disputando a Copa do Brasil ao mesmo tempo, jogou bem pela sexta vez seguida e chega voando para enfrentar o Palmeiras neste meio de semana. O Verdão, por sua vez, é vice-lanterna, não ganha há horas e vem jogando um futebol muito pobre. O favoritismo é gremista, sem dúvida alguma. E claro que isso não garante absolutamente nada até que os 180 minutos comecem de fato.

Campeonato Brasileiro 2012 - 4ª rodada
10/junho/2012
GRÊMIO 2 x CORINTHIANS 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Público: 20.663
Renda: R$ 363.316,00
Gols: Marco Antônio 21 e André Lima 28 do 1º
Cartão amarelo: Fernando e André Lima
GRÊMIO: Victor (6,5), Gabriel (5,5), Werley (6), Vilson (6) e Pará (5); Fernando (6,5) (Gilberto Silva, 33 do 2º - sem nota), Souza (7), Léo Gago (6) e Marco Antônio (6,5) (Rondinelly, 24 do 2º - 5); Miralles (6) (Kleber, intervalo - 5) e André Lima (6,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CORINTHIANS: Danilo Fernandes (4,5), Welder (5), Antônio Carlos (4,5), Wallace (5) e Fábio Santos (5,5); Marquinhos (5), Willian Arão (4,5), Ramon (4) (Adílson, 40 do 2º - sem nota) e Douglas (6) (Romarinho, 37 do 2º - sem nota); Willian (5,5) e Elton (4,5). Técnico: Tite


Comentários

Marcelo disse…
Baita sacada comparar o atual time do Grêmio com a seleção de 94. Futebol chato, pragmático e eficiente. Pena que parte da torcida não entendeu a lógica desse sistema de jogo.

O Souza tem jogado uma barbaridade, mas a gaúcha andava tentando inventar uma crise técnica. Vai entender.