No embalo de Ronaldo

Que bela Euro faz Portugal. Um time considerado azarado por cair num grupo com Alemanha e Holanda, mas que supera as adversidades e chega às semifinais da competição vencendo três de seus quatro duros adversários. Dinamarqueses, holandeses e, hoje, os tchecos já ficaram para trás.

Portugal cresce na mesma proporção de Cristiano Ronaldo. Depois de acabar com a Holanda, o camisa 7 foi o principal nome da partida de hoje. Armou jogadas, deu arrancadas, bateu faltas e fez o gol da vitória, em uma belíssima antecipação que só quem tem o faro de gol consegue perfazer. Depois de uma partida razoável contra a Alemanha e os constrangedores erros de gol contra a Dinamarca, Cristiano Ronaldo começa a despontar como um dos craques desta Eurocopa.

Mas não foi só ele quem jogou bem. Portugal dominou o jogo todo. Foram 20 chutes a gol, contra só dois da República Tcheca. Às costas de Limbersky, o time português não só criou o gol, em bela jogada do ótimo João Moutinho, como também levou perigo o tempo todo. Isso que Nani, desta vez, esteve abaixo de partidas anteriores.

Paulo Bento faz um bom trabalho. A defesa portuguesa é sólida como nos tempos de Felipão e Ricardo Carvalho. Pepe mostra nesta Euro que pode sim assumir o comando de uma zaga pelo lado técnico. Já Bruno Alves é o espanador clássico. Nas laterais, João Pereira não compromete, e Fábio Coentrão, mais uma vez, teve bela atuação, marcando bem e iniciando a armação de jogadas. Tivesse um centroavante de bom nível para atuar ao lado de Cristiano Ronaldo (carência desde, talvez, Eusébio), e Portugal seria um candidato real ao título.

Na próxima fase, os portugueses defrontarão mais um favorito ao título: Espanha ou França. Seja quem for, pode encarar de igual para igual. Hoje, a República Tcheca virou time pequeno. Sem Rosicky, sua maior expressão técnica, ficou órfã na criação e dependendo de uma enganação chamada Milan Baros no ataque. Não podia dar certo.

Eurocopa 2012 - Quartas de Final
21/junho/2012
REPÚBLICA TCHECA 0 x PORTUGAL 1
Local: Nacional, Varsóvia (POL)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Público: 55.590
Gol: Cristiano Ronaldo 34 do 2º
Cartão amarelo: Limbersky, Nani e Miguel Veloso
REPÚBLICA TCHECA: Cech (7), Selassie (4,5), Kadlec (6), Sivok (5) e Limbersky (4); Hübschmann (5,5) (Pekhart, 40 do 2º - sem nota), Plasil (5), Pilar (5,5), Darida (4,5) (Rezek, 15 do 2º - 4,5) e Jiracek (5); Baros (4,5). Técnico: Michal Bilek
PORTUGAL: Rui Patrício (5,5), João Pereira (5,5), Bruno Alves (6), Pepe (6) e Fábio Coentrão (6,5); Miguel Veloso (6,5), Raul Meireles (5,5) (Custódio, 43 do 2º - sem nota) e João Moutinho (7); Nani (5,5) (Custódio, 38 do 2º - sem nota), Postiga (4) (Hugo Almeida, 40 do 1º - 4) e Cristiano Ronaldo (7,5). Técnico: Paulo Bento


Comentários

Vine disse…
Depois de ver esse jogo, concluo que o que falta pro Cristiano Ronaldo ser o melhor jogador do mundo atrás do Messi (mas o melhor dos jogadores completos) é falta de palmadas. Ainda acho que os enfeites bloqueiam parte do talento dele. Se perder isso com a idade, será imbatível.
A atuação do Postiga como centro-avante é lamentável. Sorte de Portugal ele ter se machucado. Hugo Almeida não é lá grande coisa, mas é alto e tem jeito de definidor.

Sobre o jogo, foi interessante a pressão que os tchecos tentaram ensaiar na metade do primeiro tempo. Mas, como tu disse, faltava armação. Se não funciona assim, que começasse o jogo com um atacante forte e jogassem na ligação direta.
Lourenço disse…
Às armas, heróis do mar. Cristiano Ronaldo manda um abraço a todos.