Histórico: Espanha x Itália

Os dois finalistas da Eurocopa se encontraram sete vezes em jogos oficiais. A vantagem, como veremos, é toda dos italianos: três vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. O último confronto ocorreu há três semanas, justamente no primeiro jogo de ambas nesta Euro, e acabou empatado.

Copa do Mundo 1934: foram dois confrontos pelas quartas de final da Copa, disputada em solo italiano. Na época, se uma partida de mata-mata acabasse empatada, haveria repetição do confronto, e não decisão por pênaltis. Em Florença, Regueiro abriu o placar para os espanhóis, mas Ferrari empatou: 1 a 1. Com placar zerado na prorrogação, o jeito foi realizar um jogo-desempate no dia seguinte. Deu Itália: 1 a 0, gol de Giuseppe Meazza, rumo às semifinais e ao primeiro título mundial.

Eurocopa 1980: só 46 anos depois as duas finalistas da Euro 2012 voltariam a se encontrar sem que fosse em amistoso. Na edição de 1980 do campeonato europeu, jogada na Itália (como a Copa de 1934), as duas equipes ficaram no 0 a 0, em Milão, pela primeira fase.

Eurocopa 1988: partida válida pela segunda rodada da fase de grupos, em Frankfurt. Com um gol de Gianluca Vialli (ainda não careca naquela época), aos 29 do segundo tempo, a Itália venceu por 1 a 0.



Copa do Mundo 1994: maior jogo entre as duas equipes até esta final de Eurocopa. Uma partida emocionante entre italianos e espanhóis abriu as quartas de final do Mundial de 1994, em Boston. A Itália saiu na frente em um golaço de Dino Baggio, aos 25 minutos do primeiro tempo, mas Caminero empatou, aos 13 do segundo. A Espanha pressionou, perdeu chances, até que num contra-golpe mortal puxado por Signori, Roberto Baggio matou os espanhóis, aos 43 do segundo tempo. No final do jogo, o lateral Tassotti acertou um cotovelaço em Luis Enrique, levando o espanhol a sangrar pelo nariz.



Eurocopa 2008: a vingança espanhola. Pelas quartas de final da Euro, um empate sem gols entre os campeões de 2006 e os futuros campeões de 2010 levou a decisão para os pênaltis. Deu Espanha, uma vitória emblemática rumo ao título europeu.



Eurocopa 2012: desta vez, o favoritismo era todo espanhol. A Itália vinha de uma derrota de 3 a 0 em casa para a Rússia como preparação para a Euro, enquanto a Espanha era campeã da Europa e do mundo. Os italianos saíram na frente, com Di Natale, mas viram Fabregas empatar logo a seguir. Jogo equilibrado, que mostrou que a Itália poderia, sim, fazer uma boa Eurocopa.

Comentários