Euro 2012: Grupo A

A Eurocopa começa nesta sexta-feira. Polônia e Grécia farão um jogo de abertura ainda morno, entre um anfitrião mediano e um antigo campeão, que foi grande por um ano só. Mesmo assim, haverá grandes jogos ainda nesta primeira fase, e o Carta na Manga acompanhará a disputa. A partir de hoje até quinta traremos um breve resumo dos grupos desta primeira fase da competição.


O fato de termos duas anfitriãs medianas (como em 2008), formou quatro grupos equilibradíssimos nesta primeira fase da Euro 2012. Este grupo, o A, é o mais fraco deles. Mesmo assim, russos e tchecos não são fracos, os gregos surpreenderam em 2004 e os poloneses, bem ou mal, são os donos da casa ao lado dos ucranianos. A tendência, no mínimo, é de muita disputa.

POLÔNIA
O principal problema da seleção polonesa é a falta de ritmo competitivo de seu conjunto, que não precisou disputar as eliminatórias por ser a dona da casa. Mas apesar disso e, mesmo sem ser uma seleção forte há 30 anos, a Polônia tem nesta Euro sua melhor chance desde as semifinais da Copa de 1982 de figurar entre as melhores equipes de um torneio. Primeiro, claro, por jogar em seu território. E, segundo, por estar conseguindo alguns bons resultados nos amistosos preparatórios. Nos últimos seis jogos que disputou, venceu cinco e empatou um, com Portugal. Nos últimos 12 meses, a equipe venceu a Argentina (2 a 1), empatou com México (1 a 1) e Alemanha (2 a 2) e perdeu para França (1 a 0) e Itália (2 a 0). Nada empolgante, mas se a pressão de jogar em casa for transformada em motivação, os polacos podem chegar até mais longe do que se projeta.

GRÉCIA
Assim como em 2004, a Grécia faz o jogo de abertura da Euro, diante da seleção anfitriã. Isto já é o bastante para atiçar a superstição dos gregos de que um novo título é possível. Mas, olhando bem para os helênicos, as chances de a façanha se repetir são minúsculas. A Grécia fez uma ótima campanha nas eliminatórias, terminando invicta, mas os últimos jogos preparatórios têm sido fracos. Na última quinta, a equipe sofreu para bater a inexpressiva Armênia por apenas 1 a 0. Antes, não havia passado de empates com Bélgica e Eslovênia, seleções que sequer disputam a Euro. Quem lembra do time que caiu na primeira fase da última Copa do Mundo está mais perto de entender a força grega do que quem pega a equipe campeã europeia de 2004 como base. Entre os remanescentes daquele time histórico estão os veteranos Gekas, Karagounis e Katsouranis.

RÚSSIA
A Rússia é uma equipe difícil de ser batida, e este pode ser seu principal trunfo em um torneio curto e em grupo sem adversários de porte superior ao dela própria. O time não perde há mais de um ano - são 14 jogos de invencibilidade. Tecnicamente, é a melhor seleção desta chave. Entre os últimos bons resultados estão um empate com o Uruguai em 1 a 1 e uma goleada aplicada sobre a Itália, por 3 a 0, que prova que a equipe pode sim ir longe, como foi em 2008. A base é parecida com aquela. É a chance de recuperar o tempo perdido e provar que a eliminação para a Eslovênia nas eliminatórias da Copa de 2010 foi apenas um acidente de percurso.

REPÚBLICA TCHECA
A história é a principal aliada da República Tcheca nesta Euro. Participante da competição em suas últimas cinco edições, a equipe conta com a experiência de nomes como Cech, Rosicky, Plasil e Baros para tentar, enfim, voltar aos bons tempos. Dificilmente a empolgante campanha semifinalista de 2004 será repetida. Na última sexta, a equipe sofreu uma decepcionante derrota para a decadente Hungria, por 2 a 1. Os resultados do último ano incluem empates contra Peru, Japão, Escócia e Irlanda e derrotas categóricas para Espanha e Noruega (!).

Comentários

Zezinho disse…
Professor, estou lendo o Guia da Four-Four-Two, que é uma tradução do que vem lá da Europa.

Relativo a esse grupo, fecho contigo e creio que a Rússia sobrará. Não que seja uma seleção que encante, mas sobretudo devido à falta de qualidade técnica dos demais - os tchecos pouco acima. Como Eslovênia e Hungria não se classificaram, e o País Basco ainda não é independente, torço pelos SOVIÉTICOS.

A República Tcheca tem um desequilíbrio entre jovens ainda verdes e veteranos, a Grécia tem um ataque roto e a Polônia não é lá tão criativa. Com o apoio local, podem endurecer a disputa com os tchecos, mas não acredito em segunda fase.

Meu palpite:

1) URSS
2) Tchecoslováquia
3) Polônia
4) Grécia
Vicente Fonseca disse…
Também li o Guia da Four-Four-Two. É ótimo em termos de conteúdo, mas a tradução às vezes é muito literal, o que desmerece um pouco os textos.

Acho que a classificação será essa que tu colocou, com a chance de a Polônia eliminar os tchecos. Duvido demais da Grécia.

E concordo que devemos chamar sempre de URSS e Tchecoslováquia, é bem mais digno.