Euro 2012: Grupo D

O Grupo D é, possivelmente, o mais equilibrado. Todas as equipes têm argumentos para buscarem uma vaga nas quartas de final. A Ucrânia é fraca, mas é a anfitriã; a França é a melhor equipe e principal favorita da chave; a Inglaterra vem mal, mas não é tão fraca quanto parece; e a Suécia é uma das equipes mais consistentes da Europa - nem sempre recebendo o devido destaque, mas na maioria das vezes chegando a fases adiantadas das competições que disputa.

UCRÂNIA
A Ucrânia dificilmente teria se classificado para a Euro se não fosse país-sede da competição. A equipe ainda mantém parte da base que chegou às quartas de final da Copa de 2006. É um time longe de ser brilhante e bem envelhecido. Shevchenko (35 anos) e Tymoschuk (33) são dois dos que devem encerrar sua participação pela seleção na competição - Sheva deve até se aposentar de vez. Os ucranianos não jogaram a Copa de 2010 e, nestes dois anos, obtiveram poucos resultados interessantes. No máximo, empates com Holanda (em agosto de 2010) e Alemanha (no último novembro). De resto, somente vitórias contra times fracos e derrotas contra todas as outras seleções mais fortes que enfentou (Brasil, Uruguai, Itália, França, Suécia e um 4 a 0 para a República Tcheca). Mesmo assim, por sediarem a competição, os ucranianos têm obrigatoriamente que ser cotados como candidatos a passar adiante. Ir além das quartas de final, porém, é sonho.

SUÉCIA
Mesmo sem ter jogado a Copa de 2010, os suecos têm um time consistente. Atualmente, têm jogado menos que apenas a França nesta chave. Nas eliminatórias, classificaram-se como melhores vice-líderes, ficando apenas 3 pontinhos atrás da favorita Holanda, de quem perdeu por 4 a 1 fora de casa, mas venceu por 3 a 2 como mandante. Nestes dois anos, a Suécia atuou três vezes contra adversários de seu grupo na Euro: venceu a Ucrânia por 1 a 0 e empatou em 1 a 1, além de perder para a Inglaterra por 1 a 0. A equipe é bem experiente: nomes conhecidos como Isaksson, Mellberg, Anders Svensson e Elmander compõem a base titular ao lado do craque Ibrahimovic, que é quem pode fazer a diferença.

FRANÇA
Invicta há 21 jogos (quase dois anos), a França chega à Euro como uma das principais favoritas ao título. Nenhum time cresceu tanto desde a última Copa do Mundo quanto ela. Após o fiasco na África do Sul, os franceses conseguiram se reerguer plenamente. O técnico Laurent Blanc, capitão do time campeão mundial de 1998, renovou a equipe, que tem em Ribery seu craque e Benzema como matador. Mas o time não se baseia apenas neles. Apostando em um 4-2-3-1 ofensivo, os franceses são consistentes na defesa (sofreram só nove gols nestes 21 jogos) e extremamente envolventes do meio para a frente. Nos últimos dois anos, os Bleus colecionam vitórias sobre equipes como Inglaterra, Brasil e Alemanha - contra ingleses e alemães, fora de casa. A anfitriã Ucrânia foi batida há exatamente um ano pelos franceses em Donetsk por 4 a 1. Hoje, talvez apenas Alemanha, Espanha e Holanda cheguem um pouco melhor que os franceses. É equipe para brigar pelo título e, crescendo mais, pode até beliscar um bicampeonato mundial no Brasil, daqui a dois anos.

INGLATERRA
A última vez que os ingleses chegaram tão por baixo em um torneio foi na Copa de 1990. A aposta britânica é repetir aquela ocasião, quando foram semifinalistas. A geração de Lampard e Gerrard dá seu último suspiro nesta Euro. Lampard já não joga, mas nomes como Terry, Ashley Cole, Rooney e o próprio Gerrard seguem firmes. A Inglaterra dos últimos anos sempre ostenta pose de favorita, mas fracassa miseravelmente. Em 2008, nem à Euro chegou; em 2010, fez uma Copa do Mundo pífia. Agora, ninguém aposta um tostão nos ingleses, e muitos desconfiam até mesmo de que eles vão passar de fase - dada a má fase técnica e a força dos adversários de chave. Mesmo assim, é bom lembrar que trata-se de uma equipe difícil de ser batida (só perdeu dois jogos desde a Copa de 2010), que recentemente venceu a campeã mundial Espanha e perdeu para França e Holanda, mas encarando de igual para igual ambas, sem ser muito inferior. Portanto, a Inglaterra está longe de ser favorita, mas é preciso ter muita calma antes de descartá-la.

Comentários

Igor Natusch disse…
Vou brincar de adivinho:

GRUPO A - Rússia e Polônia.
GRUPO B - Holanda (líder) e Alemanha. Portugal faz 3 pontos no máximo.
GRUPO C - Espanha e Irlanda. Itália chega na última rodada precisando vencer irlandeses e empata em 0 a 0. Croácia perde os três jogos. Empate da Irlanda com Espanha é o que decide o grupo.
GRUPO D - França (única seleção com 9 pontos, cairá nas quartas) e Inglaterra. Classificação dramática dos ingleses, com empate chocho no último jogo e vantagem só no saldo de gols sobre Ucrânia. Suécia vai decepcionar, perdendo os três jogos.

Vejamos no final da fase de grupos o que deu =P