Dois sorrisos

Ronaldinho, mais uma vez, cumpriu sua biografia. Em todos os clubes pelos quais passou durante sua carreira, proporcionou dois sorrisos aos torcedores: um na chegada, outro na saída. Em alguns clubes, claro, proporcionou felicidade enquanto esteve em forma. Mas em nenhum clube pelo qual passou ele se mantém como ídolo da torcida. Só mesmo os do Grêmio, lá em 2001, não ficaram felizes com sua partida do Olímpico, não por tristeza por sua transferência, mas por indignação. Mas os gremistas riem agora, pelo alívio que sentem de verem apenas de longe tudo o que os flamenguistas passam agora - estes também com um sorriso de alívio, amarelo, mas ainda assim sorriso.

Patrícia Amorim moveu mundos e fundos para trazê-lo para a Gávea no início do ano passado, e nisso demonstrou extrema competência. Mas não planejou absolutamente pra que a contratação se sustentasse. Não houve plano algum de marketing, por exemplo. Não houve um modo seguro de garantir o pagamento do altíssimo salário do jogador. Não houve um plano para garantir que Ronaldinho, que é quase um ex-jogador desde o Mundial Interclubes de 2006, se mantivesse focado e interessado em ser vencedor no Flamengo. E não houve a montagem de um elenco capaz de levar o Flamengo a grandes títulos. O título carioca invicto acobertou a eliminação precoce na Copa do Brasil. O Fla apostou tudo em Ronaldinho. É muito risco. Um show de incompetência e ingenuidade da direção.

Outro grande erro foi quando Vanderlei Luxemburgo foi demitido. Não exatamente por causa do técnico em si - Luxa vinha mal, transbordando prepotência como forma de manter-se como a autoridade do vestiário e, por isso, errando demais - mas pela contratação do substituto. Trazer Joel Santana foi a cereja no bolo dos erros grotescos de Patrícia nestes dois anos e meio à frente do clube. Foi a tentativa de trazer um conciliador, que acobertasse as barbaridades que Ronaldinho cometia e passasse a mão sobre sua cabeça, quando justamente o contrário deveria ser feito. Só agora, com Zinho como dirigente, é que existe um pouco mais de pulso firme.

O ano do Flamengo já parecia condenado desde a saída de Thiago Neves, ainda mais que ninguém foi contratado para o seu lugar. A nação rubro-negra pode se preparar para um Brasileirão bem difícil, mas talvez a saída de Ronaldinho possa ser o ponto de partida para um time mais humilde e focado. Ele demorou a sair, mas não foi tarde demais para levar o clube ao rebaixamento, por exemplo. Porque o destino rubro-negro seria esse caso ele permanecesse na Gávea.

Em tempo:
- Com apenas dois jogos, Ronaldinho pode jogar em qualquer outro clube do Campeonato Brasileiro. Alguém se habilita?

- Quantas camisas na loja do Flamengo Assis terá que roubar para receber os R$ 40 milhões que pede?

- Qual terá sido a reação de Paulo Odone ao saber da rescisão de Ronaldinho com o Flamengo?

- Alguém tem outra manchete mais adequada para um caderno de esportes nesta sexta-feira?


Comentários

Lique disse…
mantenho o que dizia na época em que nao se sabia pra qual clube do brasil ele ia: se fosse para o grêmio, era a opçao pela seriedade e uma tentativa de retomada moral na sua acidentada carreira. tendo escolhido o flamengo, com apresentaçao de grupo de pagode e todas as merdas envolvidades, deu no que deu. vai acabar no qatar ou nos estados unidos, como foca de circo mercenária, que é o que lhe resta.
Samir disse…
Agora que veremos até onde vai a estupidez de certos dirigentes brasileiros: APOSTO que R10 seguirá jogando no BRASIL, recebendo um salário MILIONÁRIO, e não conseguindo produzir NADA.

Sugiro que 10 de janeiro de 2011 seja uma data festiva no calendário tricolor; o dia em que r10 optou pelo Flamengo...

Patrícia Amorim é coroada com a pior gestão da história recente do Flamengo, e combinemos: a concorrência era mto forte, mas ela foi "superior" a todos os demais.
Vicente Fonseca disse…
Pessoal, sei que andava brabo comentar aqui por causa da verificação de palavras. Tá liberado agora. Eu que me vire deletando os spams.
Vicente Fonseca disse…
Será, Samir? O Palmeiras já não quis...

Aposto que ele será vice-artilheiro do Brasileiro, levando o Náutico a um honroso 13º lugar. Que nem o ACOSTA em 2007.
Little Potato disse…
Concordo, Vicente. "R10" jogando no NÁUTICO talvez fosse um castigo bem justo. Para o Náutico.
Lourenço disse…
Também defendia a contratação do Ronaldinho em 2011, acreditando que talvez tivesse para ele um significado diferente na carreira. Não que ele fosse ganhar pouco, mas achava que ele poderia, entre muitas propostas, escolher a do Grêmio como forma de resgate que, para mim, era necessário e benéfico para as duas partes.

No Flamengo, não dá para dizer que ele não jogou nada (chegou a ser escolhido o melhor meia do Brasileiro, em um exagero, mas que mostra que ele não foi uma nulidade).


O casamento entre um mercenário e um caloteiro só poderia dar nisso.
Foi uma perda para o futebol brasileiro e mundial o Ronaldinho ter parado de jogar com 26, 27 anos.
Samir disse…
Professor,

negativa do Palmeiras durou pouco: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/06/tirone-muda-discurso-sobre-r10-todo-grande-jogador-interessa.html
Vicente Fonseca disse…
Nossa, que lamentável.
Zezinho disse…
Estou surpreso e chocado
Prestes disse…
O Ronaldinho teve seus momentos no Flamengo, o time ficou invicto sete meses, classificou para a Libertadores. Mas não foi nem sombra do que fora no passado, fez muito menos do que valia o investimento e, o que é pior, as coisas que fazia extra-campo tiravam todo o retorno que o clube esperava ter com imagem.
Igor Natusch disse…
Tentando analisar friamente, fica claro que o investimento no Ronaldinho foi um fracasso. Fecho com o Prestes e Lourenço: jogou bem, sim, durante algum tempo e teve sua relevância. Mas um investimento deste montante é para ganhar títulos de expressão, não para ficar com um carioca e uma vaga na Libertadores. Além do mais, o dinheiro não deu retorno algum em termos de marketing - não aumentou nem a venda de camisetas do Flamengo, além do que as noitadas e brincadeiras na webcam fizeram dele um garoto propaganda que ninguém quer ter. Nenhum clube sério vai querer se meter com os Assis Moreira depois de tudo isso. Se bem que o que não falta no Brasil é time com dirigentes sem seriedade, então tudo pode acontecer.

Agora, não só o Palmeiras quer Ronaldinho, como o Flamengo inventou uma suposta pirataria palmeirense sobre o R10 e quer cobrar R$ 325 milhões - ou seja, pagar a dívida com o jogador e sair no lucro. O que nos mostra que não tem santo nessa história - é briga de tubarões famintos, e por mim que morram todos.
Franke disse…
Mais que tudo, me espantou a entrevista concedida à Globo depois da saída. Sentado no sofá, Ronaldinho parecia olhar para o nada enquanto reagia às perguntas sem dar qualquer resposta. Mais que um jogador que desapareceu, ele cada vez parece um ser humano que sumiu. Parece uma voz sem alma.
Franke disse…
Em tempo: ele é ídolo no Barcelona.
Vicente Fonseca disse…
Franke:: Ronaldinho foi um ídolo no Barcelona como em nenhum outro clube, mas hoje os catalães torcem o nariz pra ele, devido à forma como saiu.

E houve sorrisos quando ele deixou o clube. Olha essa matéria da época:

http://www.kzuka.com.br/especial/pr/kzukasp/19,0,1834830,

Abraço!