Quase campeões

Os dois estaduais mais ricos e pretensamente disputados do país são os únicos (ao lado do Catarinense) que estão praticamente decididos antes mesmo do segundo jogo da final. Fluminense e Santos encaminharam os títulos estaduais no Rio de Janeiro e em São Paulo com as goleadas aplicadas ontem.

O Flu virou para cima do Botafogo, 4 a 1. Não fez a melhor campanha da Taça Guanabara, quase ficou de fora na primeira fase, mas passou por cima do Vasco na final. Na Taça Rio, nem chegou às semifinais. Mas, nos momentos decisivos, mostrou ter tecnicamente o melhor time do Rio. Um (praticamente) campeão que fez o suficiente para sair com a taça. Só não pode é subir no salto alto, achar que está tudo bem e entrar sem a devida atenção contra o Internacional, quinta-feira. Libertadores é outro papo.

Já o Santos chega a ser sem graça. Goleou o Guarani por 3 a 0, com Neymar destruindo como sempre. Um roteiro mais que conhecido.

O resto é puro equilíbrio. As finais de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Goiás terminaram empatadas - além do Rio Grande, claro. Em Santa Catarina, o Avaí fez 3 a 0 e deve tirar o título do Figueirense, que teve a melhor campanha disparada e foi campeão dos dois turnos. Um pouco de formulismo é  bom; mas desse jeito, é prejudicial à própria seriedade do torneio, que está virando motivo de piada. Claro, o Leão da Ilha não tem nada com isso e será campeão legítimo, dentro do regulamento. Mas que é bizarro, é.

La Vecchia Juve
Juventus volta a ser campeã italiana, nove anos depois. Sem estrelas, sem milhões de euros, mas com um time bem montado e solidário. Com uma rodada de antecedência, e há uma rodada de confirmar um título invicto. Bela volta por cima.

Dos grandes europeus, falta apenas definir o Campeonato Inglês. Os dois times de Manchester chegam empatados à última rodada, com 86 pontos. O City tem superioridade de oito gols sobre o United no saldo,  e por isso deve ser campeão. Os 6 a 1 aplicados em pleno Old Trafford em 23 de outubro do ano passado definiram a Premier League.



Comentários