Pretensões distintas

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro tem um significado distinto para os dois grandes do futebol gaúcho. Enquanto o Inter inicia a competição como sua única aspiração no que resta do ano - o que não ocorria desde 2002, o Grêmio ainda pensa na Copa do Brasil, o que pode fazê-lo poupar titulares em São Januário.

Somente os que correm risco de lesão mais sério deveriam ser resguardados. Afinal, o time de Vanderlei Luxemburgo vem jogando apenas uma vez por semana desde o fim de abril. Ninguém pode alegar cansaço. Além disso, embora a cautela seja sempre recomendável, o confronto com o Bahia nas quartas de final está, no mínimo, muito bem encaminhado. O jogo da próxima quinta não está jogado, mas também não vai requerer aquele esforço de quem precisa reverter um resultado, por exemplo.

Moreno, que se lesionou recentemente e é de uma posição onde o time já não tem Kleber e Bertoglio, é uma preservação inteligente. Se Pituaçu estava com gramado pesado quinta, São Januário foi ainda pior quarta. É um jogo de certo risco físico, sim. Mas convém lembrar que o Vasco, a exemplo do Grêmio, também pensa no meio de semana. Tem Libertadores, contra o Corinthians, aí sim bem mais complicado: fora de casa, precisando buscar resultado. Dedé, Thiago Feltri, Rômulo, Juninho e Éder Luís devem assistir à partida. É uma ótima chance do Tricolor largar com 3 pontos, fora de casa, contra um rival forte.

O Inter, ao contrário, é favorito contra o Coxa, que também só pensa na Copa do Brasil. No entanto, uma possível facilidade colorada na partida só poderia surgir pelo pensamento alviverde na quarta-feira, quando pegará o Vitória, pois não deve haver poupança de titulares abundante. É um dos jogos mais interessantes desta primeira rodada.

Dorival Júnior deve retomar o esquema 4-2-3-1, abolido em favor do 4-3-2-1 nos últimos jogos do Gauchão e da Libertadores. Tudo porque Tinga deixou o clube e Sandro Silva está fora deste jogo. É o esquema que deverá prevalecer a partir de agora. Deixa a equipe mais leve, mas menos consistente no meio. Dátolo, Oscar e Dagoberto pouco marcam. No estadual, até dava certo. Vamos ver numa competição de maior porte.

Primeira rodada
Muita gente ainda segue de olho nas competições paralelas. É normal, a cada início de Brasileiro. O melhor jogo desta primeira rodada, por exemplo, tinha tudo para ser Corinthians x Fluminense. Mas ambos devem entrar com equipes mistas ou quase reservas, o que esvazia demais o interesse na partida. Botafogo x São Paulo reúne o time carioca com dedicação exclusiva ao Brasileiro, mas os paulistas de olho no Goiás, quarta que vem.

Deve haver equilíbrio no Moisés Lucarelli, para Ponte Preta x Atlético/MG. Em Uberlândia, o Cruzeiro de Roth estreia contra o Atlético/GO de Adílson. E em Salvador tem Bahia x Santos.

Estrangeiros
A final da Liga dos Campeões geralmente encerra a temporada europeia, mas 2012 foi uma exceção. Hoje ainda tem Campeonato Francês, a última rodada. O Montpellier tem tudo para conquistar um título que era, no início do certame, dado como certo ao PSG. Basta empatar com o lanterna Auxerre.

Na Argentina, o Tigre assumiu a liderança provisória ao bater o Newell's Old Boys por 3 a 1, sexta-feira. Ambos têm 28. O Boca, que tem 26, pode reassumi-la se derrotar o Racing, no Cilindro, hoje à tarde.

Comentários

Lique disse…
e ainda tem a final da copa do rei sexta que vem! :)

a ver se o bilbao consegue coroar essa grande temporada com um titulo ou se vai ficar no quase outra vez.
Vicente Fonseca disse…
Ah, verdade.

Tu vê: embora a Euro comece em junho, os europeus não terminam antes neste ano.