O domingo é deles

Atlético/MG, Bahia e Santa Cruz são três clubes que sofreram muito nos últimos anos. O Galo caiu para a Série B, levou goleadas históricas do Cruzeiro, não ganha títulos de expressão desde a finada Copa Conmebol de 1997; o Bahia caiu para a Série C e há 11 anos não vencia o estadual; o Santa, pior ainda: foi para a Série D, demorou dois anos para sair dela e se via num buraco sem fim. Pois todos foram campeões neste domingo.

O Galo fez 3 a 0 no América/MG, com autoridade, e conquistou o título mineiro invicto, o que não conseguia desde 1976. Já o Tricolor reconquistou a Bahia em um dramático Ba-Vi, onde esteve duas vezes atrás no placar, mas saiu com o 3 a 3. Pegará o Grêmio de alto astral. Pode ser bom, ou não.

Mas o mais especial mesmo foi o Santa Cruz, bicampeão pernambucano. Fez 3 a 2 no favoritíssimo Sport, na Ilha do Retiro. O Leão, frise-se, está na primeira divisão nacional. E o Santa, desde já, é candidatíssimo a retornar para a Série B este ano. A imensa e devotada torcida tricolor pernambucana merece.

No mais, tudo conforme o esperado. O Avaí venceu de novo o Figueirense e conquistou Santa Catarina; o Fluminense fez 1 a 0 no Botafogo e confirmou o favoritismo no Rio; o Santos fez 4 a 2 no digno Guarani e é tri paulista; o Coritiba foi tricampeão paranaense nos pênaltis; o Ceará e o Goiás ganharam em seus estados homônimos; e o Remo perdeu no Pará para o surpreendente Cametá.

Os estaduais terminaram, enfim. É saudável que existam, mas que são longos demais, são.

44 anos depois
Os estaduais têm final, mas o título mais dramático e emocionante do domingo ocorreu há milhares de quilômetros do Brasil, e num campeonato de pontos corridos: o Inglês.

O Manchester City saiu à frente do Queens Park Rangers, mas levou a virada no segundo tempo. O United vencia seu jogo e era campeão. Aos 44, o City empata; aos 49, vira. E conquista o campeonato no último lance da Premier League. A conquista mais emocionante desde o histórico Liverpool x Arsenal de 1989.

Foto: W. Correia Neto/Gazeta Press.

Comentários