Discurso certo. Agora, à prática

O Grêmio adota, antes do jogo de Salvador, o mesmo discurso anterior à partida de Fortaleza: o importante é voltar vivo para o Olímpico. Agora, só falta a outra parte da história: fazer deste discurso uma formalidade para parecer respeitoso ao adversário, encurralá-lo com uma marcação adiantada e ofensiva e vencer o jogo. Apesar de o Bahia ser bem superior ao Fortaleza, isso pode se repetir.

A estratégia é interessante. A humildade com as palavras e o respeito pretensamente exagerado aos adversários não coincidem com uma postura covarde do time em campo contra adversários menores (à exceção de Ipatinga, onde houve excesso de precaução), e aí está parte do sucesso gremista até agora na Copa do Brasil. O Grêmio enfrentará o melhor time com quem cruzou até agora na temporada - fora o Inter, jogará em um estádio lotado e com uma torcida em festa por um time motivadíssimo por ter quebrado um longo jejum de conquistas no último domingo. O que não necessariamente é ruim para o Grêmio.

O time de Luxemburgo é favorito. Não exatamente para hoje à noite, mas para o confronto de 180 minutos. Tem melhores jogadores, de mais qualidade técnica, e melhores peças de reposição. Mas falta confirmar isso em campo. Ao contrário de River/SE, Ipatinga e Fortaleza, o Bahia não será vencido "ao natural". Requererá esforços e muita atenção, especialmente hoje, e fundamentalmente na bola aérea, principal virtude do time de Paulo Roberto Falcão.

O grande teste
Vélez Sarsfield x Santos poderia ter sido a final da última Libertadores, não tivesse o Peñarol se intrometido no caminho argentino. Será, sem dúvida, o teste mais forte para o Peixe na luta pelo tetracampeonato até agora - incluindo o Inter, adversário santista na primeira fase, nesta conta. Afinal, é mata-mata, na Argentina, contra uma equipe forte e organizada.

A grande reprise
Também na Argentina, o Fluminense volta a enfrentar o Boca Juniors, como na primeira fase. Os 2 a 1 da Bombonera podiam servir para apontarmos os cariocas como favoritos, mas os 2 a 0 sofridos no Rio desautorizam qualquer projeção neste sentido. Há ainda mais equilíbrio que em Vélez x Santos, pelo simples fato de o Flu, ao contrário do Peixe, não ter um fora-de-série que pode desequilibrar uma partida em um único lance.

Dois jogaços. O da Bombonera às 19h45, o de Liniers às 22h.

Em tempo:
- Luiz Anápio Gomes pede para deixar o futebol do Internacional. Pode ser impressão, mas sempre pareceu um peixe fora d'água no cargo, dando entrevistas às vezes perdidas. Seu substituto para atuar ao lado de Fernandão não deve ser um nome de impacto.

Comentários