Como falava Januário

Cruel. Eis o único adjetivo possível para qualificar o resultado obtido pelo Grêmio neste fim de tarde de domingo em São Januário. O time de Vanderlei Luxemburgo dominou o Vasco por quase todo o jogo, criou várias chances, sobrou fisicamente e não saiu nem mesmo com um empate na bagagem. Uma típica derrota daquelas que, no fim da temporada, os torcedores lembram que foram pontos que fizeram falta.

Com time quase reserva, o Vasco foi dominado pelo Grêmio desde o início. Com a marcação adiantada que tem marcado as recentes boas partidas do time de Luxemburgo, o Tricolor perdeu três chances antes dos 15 minutos. Mas o time cruz-maltino teve ótimo aproveitamento. Na primeira chegada, Fellipe Bastos fez 1 a 0 em cobrança de falta. Fernando empatou logo na sequência. O time tinha tudo para virar e sair com a vitória, como em Salvador, na última quinta.

No segundo tempo, Cristóvão colocou Juninho e Alecsandro. O Vasco não melhorou, ao contrário: mais cansado, o time carioca não ganhava nenhum rebote. Com uma atuação excelente de Vilson ao lado de Fernando, o Grêmio sobrava em termos físicos e mesmo técnicos. Miralles chegou a fazer 2 a 1, gol incorretamente anulado pela arbitragem. Diante de tantas chances perdidas, o time gaúcho sofreu o batido "quem não faz leva". Num passe de Juninho para a cabeça de Alecsandro surgiu o 2 a 1 final para os vascaínos.

Fica tentador elogiar a mexida de Cristóvão por causa deste lance, mas a troca não melhorou em nada o Vasco. Tanto que, mesmo após o gol sofrido, uma grande ducha de água fria, o time de Luxemburgo seguiu melhor. Teve a grande chance de empatar num pênalti, que talvez Marcelo Moreno, que recém havia entrado e estava sem ritmo, não devesse ser o batedor. Ali sim: era o terceiro trauma do jogo, e dele o time não recuperou mais.

É apenas a primeira rodada, mas é impossível o torcedor gremista não ficar frustrado com o resultado. Além de injusto, não refletiu o que foi o jogo. Ao mesmo tempo fica difícil reclamar diante de tantas chances perdidas. O Grêmio jogou fora três pontos que podem ser importantíssimos em sua trajetória no Campeonato Brasileiro. Mas há fatores positivos: a postura agressiva e propositiva fora de casa é altamente promissora, por exemplo. Mesmo diante de um gosto tão amargo por conta do resultado e das circunstâncias, a atuação gremista foi elogiável. E a campanha, apesar dos pesares de São Januário, tem tudo para ser boa.

Em tempo:
- Com a lesão de Marquinhos, Rondinelly teve sua primeira chance. Deu o passe para o gol, mas foi apenas discreto.

Campeonato Brasileiro 2012 - 1ª rodada
20/maio/2012
VASCO 2 x GRÊMIO 1
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Público: 5.826
Renda: R$ 106.440,00
Gols: Fellipe Bastos 21 e Fernando 25 do 1º; Alecsandro 23 do 2º
Cartão amarelo: Renato Silva, Naldo e Marco Antônio
VASCO: Fernando Prass (7), Dieyson (5), Renato Silva (5), Rodolfo (5) (Rômulo, 20 do 2º - 5,5) e Allan (6); Nilton (5,5), Eduardo Costa (6), Fellipe Bastos (6) e Carlos Alberto (6); William Barbio (5,5) (Juninho, intervalo - 6) e Kim (4) (Alecsandro, intervalo - 6,5). Técnico: Cristóvão Borges
GRÊMIO: Victor (5,5), Edilson (6), Naldo (5,5) (Leandro, 29 do 2º - 5,5), Saimon (5) e Pará (5); Fernando (6,5), Vilson (6,5), Marquinhos (5,5) (Rondinelly, 23 do 1º - 5) e Marco Antônio (6); Miralles (5) e André Lima (4,5) (Marcelo Moreno, 20 do 2º - 4,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Comentários

Lique disse…
só consegui acompanhar ao vivo o segundo tempo, mas gostei do gremio, mais solto do que costuma ser.

o gol anulado pelo juiz foi vergonhoso, ele achou que o prass ia acabar ficando com a bola, quando viu que escapou e que era gol do gremio, se cagou.

detalhe: quatro ex-jogadores do gremio no vasco.
Samir disse…
Se Souza seguir com seu futebol discreto, Vilson pode ocupar aquele espaço.

Não podemos nuncar ter no time André Lima e Marquinhos, juntos. Ambos são tão discretos qto o homem invisível.