Começa a Série B

Hoje tem início mais uma edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Três partidas abrem a competição: Ceará x América/MG, em Fortaleza; Ipatinga x ABC, no interior mineiro; e CRB x Bragantino, em Maceió. Amanhã, outros sete jogos completam a primeira rodada.

Anda meio perdido sobre quem pode subir ou cair? O Carta na Manga tenta te dar as coordenadas.

FAVORITOS AO TÍTULO
São os quatro melhores times da Série B hoje. Favoritos a subir e prováveis candidatos ao título.


Atlético/PR: é o melhor time da competição, em principio. Depois de 16 temporadas seguidas na elite, o Atlético/PR adquiriu mais camisa e deve se impor naturalmente para retornar ao Brasileirão no ano que vem. O que falta é um estádio: com a Arena em obras e a pobre Vila Capanema sendo dividida com o Paraná, o Furacão ainda não sabe onde jogar. O Couto Pereira, do rival Coxa, está descartado.

Goiás: campeão goiano, o Goiás não chegou às quartas de final da Copa do Brasil à toa. Se no ano passado a equipe recém havia caído e estava desmontada, agora houve tempo e calma para preparar o retorno ao convívio dos grandes.

Vitória: apesar do começo de ano irregular, o Vitória vem crescendo. Perdeu o estadual para o Bahia, que está na primeira divisão, mas não perdeu nenhum dos quatro Ba-Vis disputados este ano. Eliminou o Botafogo e duela parelho com o Coritiba na Copa do Brasil. Tem time, camisa e torcida para subir sem grande sofrimento.

Guarani: vice-campeão paulista, o Guarani só parou no Santos de Neymar. Antes, eliminara Palmeiras e Ponte Preta, dando mostras de que tem um futebol de primeira divisão. Como deve manter o elenco, é um dos favoritos a subir.

DE OLHO NA SÉRIE A
Caso um dos quatro favoritos vacile, esta turma aqui pode incomodar e disputar a primeira divisão no ano que vem.


América/MG: não é tão forte quanto Atlético/PR, Goiás ou Vitória, mas eliminou o Cruzeiro com sobras no Campeonato Mineiro. Time organizado, que pode ir longe.

Avaí: não começou o ano bem, penou para chegar às finais em Santa Catarina, mas o título obtido diante do Figueirense deve dar moral. Ademais, sempre que disputa a Série B é candidato a subir.

Bragantino: de campanha consistente no Campeonato Paulista, o Bragantino tem condições de incomodar. Em 2011, não subiu por pouco.

Ceará: a má campanha na Copa do Brasil desautoriza um otimismo, mas é um time cancheiro, campeão estadual e que frequentou a primeira divisão no ano passado.

PELOTÃO INTERMEDIÁRIO
Times que precisam melhorar, mas têm potencial para chegarem perto da briga.


ABC: incomodou o Vitória na Copa do Brasil, mas perdeu o título estadual.

América/RN: começou o ano fracassando, ao perder para o modesto Horizonte logo de cara na Copa do Brasil. O título potiguar, no entanto, pode dar moral para uma boa campanha.

CRB: campeão alagoano, o CRB está de volta à Série B depois de seis anos ausente. Não deve incomodar, mas o título estadual pode motivar uma campanha interessante, ao menos enquanto o entusiasmo se mantiver.

Joinville: fez uma campanha interessante no estadual, mas ainda está longe de ser uma ameaça àqueles que devem ser os protagonistas.

Paraná: líder da segundona estadual, o Paraná fez uma Copa do Brasil razoável. Nada muito animador, mas nada que assuste em termos de rebaixamento.

São Caetano: fez uma campanha mediana no Paulistão e tem tudo para repetir o nível nesta Série B.

CUIDADO COM A TERCEIRONA
Equipes que largam atrás dos outros em termos de qualidade e planejamento, cuja meta inicial deve ser evitar o pior.


ASA: até deu certo trabalho ao Coritiba na Copa do Brasil, mas só o fato de perder o Alagoano para o CRB já demonstra suas fragilidades.

Barueri: não chegou nem entre os oito na segundona paulista. Era ficha 1 para a Série C, mas contratar Marcelinho Paraíba pode resolver parte dos problemas.

Boa Esporte: ao contrário do ano passado, quando quase subiu, o Boa precisa em 2012 cuidar com a ponta de baixo. O oitavo lugar entre 12 participantes no Campeonato Mineiro não deixa mentir.

Criciúma: tem camisa, mas falta time. O Criciúma não chegou nem entre os quatro melhores em Santa Catarina e foi humilhado pelo Atlético/PR na Copa do Brasil. Está longe do bom time de 2011.

Guaratinguetá: rebaixado no Campeonato Paulista, o Guaratinguetá é um dos times mais fracos desta Série B.

Ipatinga: não conseguiu subir para a primeira divisão mineira. Ponto final.

Comentários

Zezinho disse…
Vi o Ceará nos dois jogos contra o Paraná, pela Copa do Brasil, e me pareceu um time bem consistente. Tem um camisa, Ricardinho, bom de bola, o Felipe Azevedo, Apodi e William Thiego. Pode fazer um salseiro.

O Paraná, treinado por Ricardinho, não tem estrelas e é suor puro. Se não tem nenhum craque, também não tem pernas de pau. Deve navegar por águas tranquilas.

O Atlético precisa controlar os nervos. Petraglia, como de praxe, quer chamar os holofotes para si; Carrasco e Guerrón, um dentro e outro fora, precisam se concentrar mais em seus papeis. Mas é o time mais forte, sem dúvidas.

Série B muito mais Brasileira que a Série A
Vicente Fonseca disse…
O Ceará realmente tem bons nomes, mas o vejo ainda um degrau abaixo de Atlético/PR, Goiás, Guarani e Vitória.

Em termos de brasilidade, Série D > Série C > Série B > Série A.