Brasileirão 2012: Grêmio

Com a vinda de reforços caros, o Grêmio foi um dos times sobre o qual mais se criou expectativa neste começo de ano no Brasil. No entanto, os resultados e o desempenho não têm sido os esperados. Em parte por conta da troca de técnico (Caio Júnior fracassou, e Vanderlei Luxemburgo assumiu), em parte pelas lesões de alguns titulares importantes, como Kleber, a maior contratação gremista para a temporada, que só deve retornar no final de junho.

O elenco tem bastante opções (principalmente do meio para a frente) e pode dar conta do recado em um campeonato de longo prazo, mas é complicado projetar o potencial real do time. Hoje, o Grêmio ideal está muito distante daquele que vem atuando no papel. Contra o Fortaleza, por exemplo, não jogaram Júlio César, Zé Roberto, Kleber e Marcelo Moreno, quatro dos principais titulares que o time deve ter no Campeonato Brasileiro.

Embora não tenha se classificado à final do estadual, Luxemburgo vem tendo bons números no Olímpico. São 14 vitórias em 17 partidas disputadas, número altíssimo, embora a grande maioria tenha sido contra adversários fracos. O grande objetivo do clube, que é o de terminar o último ano de seu histórico estádio com uma conquista nacional, pode ocorrer pela Copa do Brasil. Ganhar o Brasileiro ainda é uma pretensão muito alta para o atual padrão que o time vem exibindo em campo. Mas chegar à Libertadores na inauguração da Arena é possível, seja pela competição de mata-mata ou a de pontos corridos.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO-ALEGRENSE
Sede: Porto Alegre (RS)
Estádio: Olímpico Monumental (45.000 lugares)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Tem time para...: brigar por uma vaga na Libertadores
Melhor campeonato: 1981 e 1996 (campeão)
Top 4 no Brasileiro: 11 vezes
Últimos 10 campeonatos
2002 - 3º lugar
2003 - 20º lugar
2004 - 24º lugar
2005 - Campeão da Série B
2006 - 3º lugar
2007 - 7º lugar
2008 - Vice-campeão
2009 - 8º lugar
2010 - 4º lugar
2011 - 12º lugar


Comentários