Brasileirão 2012: Corinthians

Em termos de conjunto, o Corinthians é o melhor time brasileiro da atualidade, com algumas léguas de distância para os demais. O elenco é forte, embora não tenha craques. Há opções em quase todas as posições, especialmente do meio para a frente, o que facilita - embora não tire os méritos - o grande trabalho feito pelo técnico Tite.

Atual campeão brasileiro, é praticamente impensável supor que o Corinthians fique de fora da Libertadores do ano que vem, a menos que haja um desmanche, o que não parece ser o caso. O bicampeonato nacional pode vir, mas, como sempre, tudo depende da atual Libertadores. Perdendo o título, o Timão pode passar por turbulências; ganhando, pode acomodar-se; caindo cedo, pode dedicar-se inteiramente ao título brasileiro, como no ano passado; caindo tarde, pode ter perdido tempo precioso para buscar a taça nacional.

Os resultados até aqui são sólidos. Melhor classificado na primeira fase do Paulistão, à frente de times como Santos e São Paulo, o Timão foi eliminado pela Ponte Preta em um jogo surpreendente, mas que não põe em xeque o ótimo trabalho que vem fazendo há dois anos - embora sirva de alerta. Na Libertadores, o Corinthians também teve uma das melhores campanhas da fase de grupos. O problema serão os possíveis confrontos com Vasco e Santos nas próximas etapas. Jogos imprevisíveis e que certamente forçarão a utilização de alguns reservas nos primeiros jogos do Brasileirão.

O elenco é forte, mas não invencível. No entanto, não há time que conte com meias como Alex e Douglas e atacantes como Elton e Liédson no banco de reservas atualmente no Brasil.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
Sede: São Paulo (SP)
Estádio: Pacaembu (37.952 lugares)
Técnico: Tite
Tem time para...: lutar pelo título
Melhor campeonato: 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011 (campeão)
Top 4 no Brasileiro: 14 vezes
Últimos 10 campeonatos
2002 - Vice-campeão
2003 - 15º lugar
2004 - 5º lugar
2005 - Campeão
2006 - 9º lugar
2007 - 17º lugar
2008 - Campeão da Série B
2009 - 10º lugar
2010 - 3º lugar
2011 - Campeão


Comentários