Brasileirão 2012: Botafogo

O Botafogo mantém a base e a fórmula dos últimos anos: a aposta em nomes como Jefferson, Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Loco Abreu em conjunto com nomes baratos. Há anos o alvinegro carioca se estabilizou como uma equipe que não corre riscos na tabela, mas ainda parece dispor de pouco material humano para sonhar com o título - embora existam boas chances de G-4, por ser uma equipe boa em termos de conjunto.

A principal contratação do time para a temporada foi Andrezinho, ex-Internacional. Ele se junta a nomes que deram certo em 2011, como Renato e Elkeson, o que dá ao técnico Oswaldo de Oliveira uma ótima base para formar um time titular. Faltam, entretanto, opções defensivas confiáveis de reposição - um problema que a maioria das equipes têm enfrentando, mas que em General Severiano parece ser especialmente dramático.

O grande trunfo é o excesso de bons meias, algo raro no futebol brasileiro. O Botafogo tem cinco opções interessantes para a função: Andrezinho, Elkeson, Fellype Gabirel, Felipe Menezes e Maicosuel. Para o ataque, além de Abreu, há Herrera, Caio e Jobson - este pode ser o grande diferencial, para bem ou para o mal.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
Sede: Rio de Janeiro (RJ)
Estádio: Engenhão (46.931 lugares)
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Tem time para...: disputar uma vaga na Libertadores
Melhor campeonato: 1995 (campeão)
Top 4 no Brasileiro: 6 vezes
Últimos 10 Brasileiros
2002 - 26º lugar
2003 - vice-campeão da Série B
2004 - 20º lugar
2005 - 9º lugar
2006 - 12º lugar
2007 - 9º lugar
2008 - 7º lugar
2009 - 15º lugar
2010 - 6º lugar
2011 - 9º lugar


Comentários

Lourenço disse…
Por que o Loco Abreu não está no desenho da equipe?
Tenho que admitir que o Oswaldo tem feito um bom trabalho no Botafogo, embora o grupo seja mesmo de qualidade e, na verdade, geralmente o Botafogo vai bem no primeiro semestre.
Vicente Fonseca disse…
Bah, ele é tão óbvio que me passei completamente.

Imaginem-no com a 13, de mullets, no lugar do Herrera. Aí fica tudo em casa.