Vitória, mas vice-liderança

O Vasco ganhou do Nacional em Montevidéu, no caldeirão do Parque Central, mas não conseguiu a liderança do Grupo 5. A campanha dos cariocas antes desta última rodada era idêntica à do Libertad, mas o time de Cristóvão Borges levava vantagem por ter vencido os paraguaios no confronto direto entre os dois clubes. Ontem, porém, fez 1 a 0, e o Libertad fez 2 a 1 no Alianza. Acabou líder não pelo saldo, mas pelo número de gols marcados.

Com 13 pontos, o Vasco pode ser o 9º ou 10º na classificação geral, sendo o melhor ou o segundo melhor vice-líder. O Lanús, que foi líder de seu grupo com apenas 10 pontos, é um possível adversário. Unión Española ou Nacional de Medellín também são rivais possíveis. Com a perda do primeiro lugar do grupo, os cruz-maltinos ganharam seus bônus também: não poderão pegar Fluminense, Corinthians, Vélez Sarsfield ou Santos, favoritos que devem chegar na ponta de suas chaves.

Copa do Brasil
Como eu havia dito após Grêmio x Ipatinga, o Fortaleza vive momento melhor que o Náutico. Mesmo assim, 4 a 0 era um placar exagerado em qualquer palpite antes do jogo. O Timbu amplia sua crise: já são seis jogos sem vitórias, quatro derrotas consecutivas, incluindo partidas teoricamente fáceis do Campeonato Pernambucano. O placar foi bom para o Grêmio porque o respeito ao time cearense cresce com esta goleada, aplicada, afinal de contas, sobre um time da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Juventude, por sua vez, deu novo fiasco, cena que se repete desde 2007. Tinha tudo para se classificar no Canindé, mas levou 4 a 0 da Portuguesa e está fora. A Lusa pega Remo ou Bahia nas oitavas, e daí sai o adversário gremista nas quartas, caso o Tricolor elimine o Fortaleza (ou Náutico).

Já o Atlético/PR vai bem, obrigado. Finalista no Paraná, eliminou o Criciúma com duas vitórias sólidas: ontem, meteu 5 a 1, quatro gols de Guerrón, que marcou seis vezes em dois jogos contra o Tigre. Favoritaço a subir na Série B, o Furacão pega Cruzeiro ou Chapecoense nas oitavas da Copa do Brasil.

Em tempo:
- A cena se repete todos os anos, mas eu não me importo de falar isso todos os anos: têm torcidas que dão show na Libertadores. A do Nacional é uma das que sempre faz isso. Ontem, apoiaram o time de forma arrepiante os 90 minutos, mesmo com derrota e com eliminação antes da bola rolar consumada. Pena que aqui no Brasil a lógica do xingamento em caso de maus resultados seja imperativa.

- Papel lamentável do futebol pernambucano na Copa do Brasil. O Santa Cruz foi eliminado em casa, na primeira fase, pelo Penarol/AM, que foi massacrado pelo Atlético/MG em Manaus. O Sport caiu duas vezes para o Paysandu, a segunda em casa, de goleada. E o Náutico foi impiedosamente goleado pelo Fortaleza.


Comentários