Passeio de domingo

O jogo só poderia ser perigoso se o Grêmio desse sopa para o azar. Não deu, e na verdade nem precisou imprimir ritmo muito forte para se impor ao Ypiranga. Jogando com naturalidade, tranquilidade e sem se desgastar demais, o Tricolor classificou-se numa goleada clássica: dois vira, quatro acaba. E rebaixou o tradicional time de Erechim à Segundona do ano que vem.

Vanderlei Luxemburgo tinha a chance de repetir a escalação pela primeira vez, mas achou prudente poupar Bertoglio, com dores musculares, e investir no emergente Miralles. Foi a única mudança do Grêmio, um time que não vem enchendo os olhos, mas ganha consistência aos pouquinhos justamente por causa da continuidade. Miralles, entretanto, não aproveitou a chance como titular: levou má sorte nas conclusões e errou demais, embora nunca tenha se omitido, um de seus principais problemas nos maus tempos que viveu em Porto Alegre.

O gol demorou a sair: somente aos 34 do primeiro tempo, numa bela arrancada de Werley (parece ser de fato uma boa característica dele) que terminou com gol dele próprio, após tabela com Marco Antônio. Faltava iniciativa pessoal para que a vitória começasse a surgir. Souza não ia bem, afobadíssimo ao tentar chutes de longa distância. Pará, destro torto pelo lado canhoto, não usa o pé esquerdo nem para pegar o T-5. Não dava continuidade às jogadas de linha de fundo e afunilava sempre por conta desta deficiência. Marco Antônio, Gabriel, todos erravam muito.

Logo na sequência do 1 a 0 veio o segundo gol, em ótimo passe de Gabriel para André Lima, que concluiu com categoria. O Grêmio resolvia o jogo em menos de dois minutos e a preguiça do primeiro tempo ganhou o bonito nome de "administração de vantagem" no segundo. Tranquilo com a vantagem, o Tricolor seguiu em marcha lenta, sem forçar, como na quarta-feira, contra o Ipatinga, aliás. Fernando e Werley, este um golaço após passe de peito de Felipe Nunes, fecharam a goleada.

O Grêmio terá uma semana para descansar e se preparar para enfrentar o Canoas, em outro jogo decisivo, mas que não deve ser disputado a plenos pulmões, por conta da Copa do Brasil. Marcelo Moreno ainda não será opção, e Bertoglio deve retomar seu espaço no lugar de Miralles. Hoje, no segundo tempo, Marco Antônio cresceu de produção sendo recuado para a segunda linha do losango do meio, com a entrada de Marquinhos. Fez bons lançamentos e participou mais das ações ofensivas ao lado de Edílson, outro que pode começar o jogo do sábado que vem.

GRÊMIO (4): Victor; Gabriel (Edílson), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Marquinhos), Souza, Léo Gago (Felipe Nunes) e Marco Antônio; Miralles e André Lima.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
YPIRANGA (0): Fernando Vizotto; Jefferson, Anderson Santos, Éder Gaúcho e Edinho; Mateus Magro, Evandro, Ederson e Almeida; Tiago Duarte e Rodrigo Jesus (Lucas Silva).
Técnico: Leocyr Dall'astra

Campeonato Gaúcho 2012 - Taça Farroupilha - Quartas de Final
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 15 de abril de 2012, 16h; Árbitro: Anderson Daronco; Público: 15.578; Renda: R$ 311.948,00; Gols: Werley 34 e André Lima 35 do 1º; Fernando 9 e Werley 39 do 2º; Cartão amarelo: André Lima, Éder Gaúcho e Jefferson

PRÓXIMOS JOGOS
Grêmio x Canoas - Gaúcho - sábado, 21/04, 18h30 - Olímpico, Porto Alegre (RS)


Comentários

Igor Natusch disse…
Alguns breves apontamentos:

1) Estou gostando de Felipe Nunes. Movediço, aparece em todos os lados e parece que sabe tratar bem uma bola de futebol. Para pleitear titularidade ainda é cedo, mas já começa a ser uma alternativa bastante crível para jogos mais encrespados.

2) Gabriel está tão apagado que vai acabar perdendo posição para Edílson, o que é quase inacreditável. Mesmo cruzando pior que minha saudosa vovozinha, Edílson entrou em campo e melhorou o setor. Mau sinal.

3) O 4-2-3-1 tá caindo de maduro nesse Grêmio sem Kleber e Marcelo Moreno.
Davi disse…
Mas sera que foi um passeio mesmo, com evolução do time em relação aos ultimos jogos ou o Ypiranga é que é ruim demais?
Vicente Fonseca disse…
Davi, foi um passeio porque o Ypiranga é muito fraco. O Grêmio não jogou um grande futebol. Como eu disse, se poupou, jogou em ritmo lento, e goleou ao natural porque é muito superior. Acho que o time vem sim evoluindo com a continuidade, mas está longe de dar espetáculo ou coisa parecida.
Lique disse…
werley me lembra o LÉO.
Vicente Fonseca disse…
A mim também lembra o Léo às vezes, Lique.
Chico disse…
A Máquina Tricolor patrolou e mandou o timezinho do ypiranga pro inferno da 2° divisão.