Nada de uruguaios

Semifinalista na Copa do Mundo de 2010, vice-campeão da Libertadores e campeão da Copa América em 2011, líder das Eliminatórias para 2014. O futebol uruguaio tem motivos de sobra para se orgulhar do momento que vive. Mas entre eles, certamente, não está o desempenho no atual edição da Libertadores.

É muito provável que não tenhamos nenhum representante cisplatino na fase de mata-mata da principal competição de clubes do continente. O Peñarol, atual vice-campeão, foi eliminado com duas rodadas de antecedência. Com apenas 1 ponto em 5 jogos, levou ontem 3 a 0 do Nacional de Medellín, a segunda goleada sofrida para os colombianos em sua vexatória campanha. O Nacional/URU, por sua vez, caiu com uma rodada de antecedência, deixando Vasco e Libertad se classificarem.

Ontem foi a vez do Defensor praticamente dar adeus à Copa. Levou 2 a 0 do Deportivo Quito, no Equador, e está um ponto atrás dos equatorianos, a uma rodada do fim. Se o Chivas vencer o Vélez Sarsfield em Guadalajara, hoje à noite, os uruguaios viram lanternas da chave. E, para piorar, o time violeta joga na última rodada contra o Vélez, em Buenos Aires. Só milagre salva.

A noite desta terça classificou mais uma equipe à segunda fase: a Unión Española, que fez 2 a 1 no Bolívar e foi a 10 pontos. Os bolivianos têm 7, contra 6 da Universidad Católica. Na última rodada, ambos se enfrentam em La Paz em disputa direta pela segunda vaga do grupo.

Hoje, a noite promete um dos jogaços da primeira fase. Caso vença o Boca Juniors no Engenhão, o Fluminense se mantém na liderança geral da fase de grupos e garante a ponta de sua chave com uma rodada de antecipação. Os xeneizes, se vencerem, garantem classificação matemática. Dificilmente, porém, deixarão de se classificar. Estão um ponto à frente do Arsenal Sarandí e enfrentam, na última rodada, o Zamora, na Bombonera. Lembrando: os venezuelanos perderam ontem para o Arsenal e não marcaram sequer um golzinho em toda a Copa.


FLUMINENSE X BOCA JUNIORS - HOJE, 21h50 - ENGENHÃO, RIO DE JANEIRO (RJ)

Comentários

Lourenço disse…
Muito legal ver o Atlético Nacional jogar. À parte de ser chamado de Barcelona pela Fox Sports (o que, aliás, parece ser a única forma de elogiar um time bom e rápido), é um time que se impôs em um grupo difícil, pode repetir 1995.